De 23 a 25 de junho de 2022 o Memorial da América Latina, em São Paulo, se transformará no Parque da Mobilidade Urbana (PMU).
O PMU vai proporcionar um tempo de discussão do tema sustentabilidade, junto à mobilidade urbana sustentável, disruptiva e inclusiva.
“A sustentabilidade é um dos pilares do Parque da Mobilidade Urbana”, afirma Paula Faria, idealizadora do evento e da plataforma Connected Smart Cities & Mobility.
A aposta principal é na maneira como as pessoas se locomovem nas cidades, seja pelo transporte coletivo ou individualmente.
Para tanto, o objetivo do PMU é levar informação ao cidadão acerca da mobilidade urbana sustentável, que deve andar em conjunto com o uso de energias “limpas” e renováveis.
O Parque da Mobilidade Urbana, em colaboração com diversos parceiros, programou:
• Ações com drones – Em parceria com a Speedbird Aero, haverá a simulação de entrega do Ifood com drones.
• Ações com carros – Oportunidade de dirigir um carro elétrico com test drive, por meio do APP UCorp Mobilidade ESG.
Somente os inscritos, previamente, poderão fazer o test drive com os carros elétricos disponíveis no evento.
• Ações com ônibus e caminhão – Será possível experimentar um simulador de ônibus e caminhão, uma parceria com a CNT – Confederação Nacional do Transporte.
• Ações com motos e scooters – Test ride com diferentes marcas e modelos para você colocar o capacete e acelerar!
• Desafio Multimodal – Com o App Quicko, registre como chegou ao Memorial da América Latina utilizando diferentes modais, preferencialmente compartilhados, podendo ser elétrico, ativo e coletivo.
• Ações de bike – Com o Projeto Bike Arte, o Instituto Aromeiazero vai oferecer oficinas no local para ensinar adultos e crianças a pedalar, além de permitir fazer um test ride com bicicletas elétricas.
• Bike Anjo – o visitante vai aprender sobre como se comportar e conduzir a bicicleta no trânsito, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
Entre os especialistas à frente da Conferência, estará a Transformative Urban Mobility Initiative (TUMI) e o ‘just transition’ no Brasil.
A TUMI abordará o papel da mobilidade elétrica nesta ‘just transition’ e como o Brasil se coloca nesta transição global.
Também deve abordar as metas dos municípios que refletem o processo de transição e como a TUMI está apoiando essas cidades a avançarem para a transição da frota elétrica.
BONDE DE BIKES
E para proporcionar a Experiência Intermodal, no sábado, 25 de junho, serão realizados os Roteiros dos Bondes (aglomerado de ciclistas) para quem estiver pela vizinhança das estações República e Anhangabaú.
O visitante pode se encontrar com um dos bondes e continuar da estação do Metrô até o trecho final no Memorial da América Latina.
Haverá duas saídas, uma pela manhã, às 9h, com previsão de chegada ao Memorial às 10h, e outra saída às 14h, com previsão de chegada às 15h.
O Bonde terá coordenação e monitoria exclusiva das Anjas da Bike Anjo, mas a participação é aberta ao público de todos os gêneros. Confira os trajetos por meio do site do PMU.
ZERO CARBONO
O evento tem ainda o desafio de fazer um evento zero carbono e zero resíduo. Haverá diversas palestras e ações que vão compartilhar conhecimento com os visitantes do evento.
Em parceria com a Meu Copo Eco, a distribuição de água no espaço do evento será gratuita com bebedouros em diversos pontos.
O visitante pode levar sua garrafinha, preferencialmente não descartável, mas também haverá um estande com a Meu Copo Eco fazendo ponto de venda ou locação de copos.
A venda e/ou locação terá o valor de R$ 5,00 pelo copo e o mesmo valor pelo porta-copo. Se no final do evento, o visitante quiser devolver os objetos, o valor caução também será devolvido.
Se a pessoa optar por ficar com o copo e/ou porta-copo, é só levar para casa e reutilizar em próximos eventos.
O mais importante será a campanha de informar e conscientizar sobre a importância de não serem utilizados copos e garrafas de plástico ou descartáveis.
O Parque da Mobilidade Urbana também fará um inventário das emissões de CO2 durante os três dias e, posteriormente, se encarregará de compensar esses números.
A neutralização de emissões de CO2 é feita através de créditos de carbono (RCE).
Portanto, a cada tonelada de CO2 não emitida à atmosfera ou reduzida gera-se um crédito de carbono que pode ser comercializado no mercado.
Serviço:
Local: Memorial da América Latina – Barra Funda – São Paulo
Quando: 23 a 25 de junho de 2022