Em 24 de setembro, a Lei 13.718, de 2018, que torna crime a importunação sexual, completou 4 anos nesse sábado. Ela prevê uma pena de reclusão que pode variar de um a cinco anos como punição para quem comete o crime.
No Brasil, 88% das mulheres afirmam já ter passado por alguma situação de assédio em espaços públicos, mas apenas 25% dizem ter recebido algum tipo de ajuda.
“Todo organizador de eventos sabe o quanto as mulheres que trabalham com eventos sofrem com assédio, infelizmente é uma realidade”, afirma Camila Nistal, head operacional da Castfy.
“Fora o tempo durante o job, existe todo o trajeto até o trabalho, os transportes públicos e locais públicos em geral estão longe de serem seguros. É necessário saber como agir”, completa.
Pensando em somar à luta contra essa realidade, a Castfy uniu-se ao Stand UP: um programa de treinamento global desenvolvido por L’Oréal Paris em parceria com a ONG Right To Be para ajudar a prevenir o assédio nas ruas e construir espaços seguros e inclusivos para todos.
Uma forte iniciativa para treinar 1.500.000 de pessoas, que conta com a ONG Cruzando Histórias, como uma das disseminadoras da metodologia aqui no Brasil.
A Cruzando História que já é parceira da Castfy em outro programa, de capacitação de profissionais de eventos junto à Sympla.
O treinamento Stand Up é grátis e online. Apesar de ser um conteúdo rápido, ele é eficaz e seguro, além de ser direcionado a todos pois os homens possuem um papel muito importante nessa luta.
Não trata-se de apenas se defender e sim intervir para a segurança do próxima também.
“Vamos criar uma cultura em que a importunação sexual seja inaceitável!”, finaliza Carolina Vieira, gerente de projetos da Cruzando Histórias.
Participe do treinamento e compartilhe com sua rede: https://bit.ly/standup-castfy