Mercado de música e games são destaque no 11º Like the Future

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Otávio Juliato (Omelete e Comic Con), Gustavo Caetano (SambaTech), Patricia Meirelles (Lide Futuro), Fábio Massuda (Riot Games Brasil), Fátima Pissara (Vevo), Márcio Orlandi (Riot Games Brasil). 

As mudanças de consumo de entretenimento nas plataformas digitais, e no comportamento dos fãs, em especial nos segmentos de música e de games foram o foco central da 11ª edição do Like The Future.

Promovido pelo LIDE FUTURO, o evento foi realizado em São Paulo no dia 30 de Setembro, e reuniu nomes como Fátima Pissara, CEO da Vevo; Fábio Massuda e Márcio Orlandi, da Riot Games Brasil; Otávio Juliato, sócio da Omelete e da Comic Con; e Gustavo Caetano, CEO e fundador da Samba Tech, para um dinâmico painel sobre Inovação da Indústria do Entretenimento.

Segundo Fátima Pissara, CEO da VEVO, hoje em dia o público ama a música e não o artista, ao explicar a audiência dos vídeos disponíveis pela plataforma, que detém 35% dos acessos do Youtube. Disse ainda que 80% da música mais ouvida é nacional, porém, esse dado não reflete somente a paixão por determinados artistas. Ela explica que, muitas vezes, o adolescente ouve uma banda, sem conhecer a história do artista, seus integrantes e citou exemplos como Skank, que está no mercado há 24 anos.

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Para Fátima, o mundo da música é ‘um caos’, que abraça pessoas e conteúdo diferentes e que o papel da VEVO é ajudar a identificar o artista que vai impactar esse público. “O artista hoje é também um canal de comunicação. Ele pode ditar tendência, gerar conteúdo. Por isso, é tão importante a comunicação com os fãs”, contou.

“Inovação é mudança de cultura, mudança de paradigmas. O mundo está caminhando para a era da divergência com mais telas, mais canais de distribuição e mais devices. Por isso, não se pode depender de um único canal”, comentou Gustavo Caetano, CEO e fundador da Samba Tech, sobre a transformação de consumo de mídia que enfrentamos hoje nas plataformas digitais e aponta o vídeo como tendência de consumo e o big data como ferramenta de avaliação e base de criação de conteúdo.

Na área de games, Fábio Massuda e Márcio Orlandi, da Riot Games Brasil, criadora do famoso League of Legends (LOL), deram uma aula sobre o universo dos jogos online. Atuante no formato free-to-play, a Riot Games Brasil aproveitou a ocasião para compartilhar importantes números relacionados ao perfil dos jogadores no Brasil. Em média, 1 bilhão de horas são jogadas por mês, com 27 milhões de jogadores por dia, 67 milhões por mês, sendo 7,5 milhões em jogos simultâneos, mostrando assim um mercado em rápida expansão, que profissionalizou o mercado de jogos eletrônicos.

Ao final, o LIDE FUTURO anunciou os 10 projetos finalistas do Prêmio LIDE FUTURO Startups 2015, que são eles: 99JOBS.COM; DRINKALMA; HIDROFITO; NETSAÚDE; NEWAGENT; NUTRISOFT; PIGGYPEG; PLATAFORMA SAÚDE; PROFESSORES DE PLANTÃO; e TRUCKPAD. Em 11 de Novembro, última edição do LIKE THE FUTURE de 2015, sairão vencedores três projetos, que receberão, entre outros prêmios, uma consultoria para a estruturação do negócio.

 

 

Fonte: Pipah Comunicação