A Mercopar, maior feira de inovação industrial da América Latina, chega à sua 33ª edição de 15 a 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).
Quem circular pelo Espaço Inovação da Mercopar deste ano poderá ver na prática a sinergia de algumas das principais tendências mundiais da indústria 4.0 em ação.
O evento contará com robô garçom e drones de inspeção atuando em tempo real. A Mercopar é realizada pelo Sebrae RS em parceria com a Federação das Indústrias do Estado (Fiergs).
Especializada em automação logística, a Dalca Robótica, de Bento Gonçalves, levará ao espaço o robô de serviços Beto.
Com navegação autônoma e sensores inteligentes que permitem que o mesmo se adapte a diferentes ambientes e layouts, o robô “garçom” fará demonstrações de suas habilidades que já são conhecidas por quem frequenta a hamburgueria Stacey – também de Bento.
A tecnologia é oferecida pela empresa também no sistema de aluguel enquanto Robot as a Service (em livre tradução, robô como um serviço).
Ambas as soluções serão integradas aos serviços dos demais parceiros do estande compartilhado, mostrando ao visitante como é possível aplicar a soluções automatizadas dentro de uma empresa.
Além disso, na semana da feira, a Dalca abrirá as portas de sua sede, em Bento Gonçalves, para receber o público visitante.
A ideia, dentro do movimento proposto pela própria Mercopar, é uma forma de aproximar os players dos mais diversos segmentos de nossa estrutura e nossas soluções.
A Sirros IoT, startup gaúcha com sede em Novo Hamburgo, será responsável por realizar a telemetria do robô Beto, acompanhando em tempo real, sua localização e desempenho.
Com base em um dispositivo desenvolvido para facilitar o gerenciamento logístico de grandes indústrias, a solução desenvolvida pela Sirros, composta por hardware plug and play e plataforma em nuvem, será adaptada ao robô para simular a entrega realizada ao segmento industrial.
Outra atração do espaço ficará por conta dos drones autônomos da Pix Force, startup baseada no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.
Dotados de visão computacional de alta resolução e com tecnologia baseada em Inteligência Artificial (AI), os dispositivos farão o trabalho de inspeção nos robôs FlexNav da Dalca.
Usado para o transporte de cargas de até 1,5 tonelada, os veículos guiados automaticamente funcionam como empilhadeiras inteligentes.
Validada recentemente em um projeto piloto realizado no primeiro semestre do ano com uma empresa suíça da área de energia, a tecnologia da Pix Force é uma das mais novas apostas da indústria para o monitoramento indoor de unidades fabris, contornando as dificuldades de posicionamento indoor por GPS.
Em 2023, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação.
Foram 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.
Crédito da imagem: Eduardo Rocha