De 15 a 17 de maio de 2024, quatro pavilhões, todo o jardim de verão, o palácio, a Casa Marshall e a torre de rádio da Messe Berlin serão dedicados às tecnologias verdes.
O Greentech Festival (GTF) acontecerá em 2024 sob o lema “Acelerando a Mudança a partir de Berlim”. O evento de 2024 é o início de uma parceria de longo prazo entre a Messe Berlin e o festival de sustentabilidade europeu.
Após cinco edições de sucesso, o GTF encontrou um novo lar na área da Urban Tech Republic do antigo Aeroporto Tegel, na usina de Berlim e no antigo Aeroporto Tempelhof.
O evento abriga desde tecnologias inovadoras do futuro verde nas áreas de construção e habitação, energia, cidades inteligentes, transporte/mobilidade, materiais, hidrogénio, finanças, gestão de água até RH/recrutamento e ESG.
Ele conta com histórias de sucesso de empresas industriais, empresas de médio porte, instituições de pesquisa, start-ups e organizações ambientais, bem como artistas comprometidos com a sustentabilidade.
O foco está na transformação tecnológica em todas as áreas da indústria, bem como numa mudança profunda na concepção de estilos de vida sustentáveis.
Cerca de 30.000 convidados são esperados para participar de um programa diversificado e de tecnologias verdes. O GTF, juntamente com os seus parceiros Audi, Vodafone Business, E.ON, Lufthansa, Deutsche Bahn, Google, Meta, Ströer e Handelsblatt, pretende inspirar o público de todo o mundo.
“Nos últimos 5 anos, o GTF cresceu enormemente em importância e tornou-se conhecido como plataforma global para tecnologias verdes. A partir de 2024 queremos posicionar o GTF mais fortemente com os negócios e a pesquisa”, afirma Marco Voigt, fundador do GTF.
“No futuro, queremos utilizar todo o centro de exposições e mostrar que Berlim está na competição global pelas melhores ideias e soluções contra as alterações climáticas”, acrescenta.
Para Mario Tobias, CEO da Messe Berlin GmbH, a sustentabilidade é uma das megatendências sociais que moldarão o futuro e o GTF torna tangíveis soluções nesta área temática complexa.
“No centro de exposições de Berlim estamos criando o melhor palco para inspirar as pessoas a viver uma vida sustentável. E ofereceremos à equipe do GTF espaço para crescer com o festival nos próximos anos”, completa.
A programação do festival dirige-se tanto a um público especializado diversificado como ao público em geral.
Uma vasta gama de ofertas destina-se a tornar tangível o imenso potencial das tecnologias verdes e a fornecer aos participantes interessados informações abrangentes sobre as mesmas.
Dos ministros federais ao conselho do DAX, dos visionários das startups aos consumidores finais, dos ativistas aos investigadores – no GTF reúnem-se pessoas que querem fazer a diferença juntas.
A fórmula de sucesso do festival consiste em três módulos. Na EXPOSIÇÃO, mais de 250 expositores apresentam as mais recentes tecnologias, produtos e protótipos do futuro.
A CONFERÊNCIA é composta por líderes inovadores e representantes empresariais líderes. Os GREEN AWARDS homenageiam ideias visionárias e projetos verdes.
EXPOSIÇÃO GTF 2024: MAIS ESPAÇO E OPORTUNIDADES PARA EMPRESAS JOVENS
A novidade no GTF 2024 é a introdução do “Startup Land”, incluindo um palco de pitch na EXPOSIÇÃO GTF, que oferece às startups a oportunidade de apresentar suas inovações e ideias.
Além disso, o GTF 2024 está planejando áreas temáticas para startups que serão espalhadas pelos quatro pavilhões para criar mais espaço para networking e troca de ideias.
“Como força motriz por trás de tecnologias verdes inovadoras e ideias disruptivas, as startups são de enorme importância para o GTF”, diz fundador do GTF, Nico Rosberg.
“Nosso objetivo é obter mais visibilidade e mais oportunidades de networking com parceiros importantes do GTF em 2024”, finaliza o campeão mundial de Fórmula 1.
Crédito da imagem: robert-schlesinger.com/Messe Berlin