A Messe Düsseldorf anunciou que as vendas do grupo aumentaram para €422,5 milhões em 2023 (ano anterior: €310,9 milhões), um aumento considerável de mais de 35,9%.
O lucro após impostos também aumentou significativamente, subindo 56,2% para €94,6 milhões (ano anterior: €60,5 milhões).
A Messe Düsseldorf GmbH aumentou suas vendas em 31,5%, atingindo €391,4 milhões (ano anterior: €294,9 milhões), enquanto o lucro após impostos subiu 10,3%, para €87,3 milhões (ano anterior: €71,6 milhões).
Na Assembleia de Acionistas da empresa em 24 de maio de 2024, foi decidido distribuir um dividendo de €31,5 milhões.
Para Stephan Keller, prefeito da cidade de Düsseldorf e presidente do Conselho de Supervisão da Messe Düsseldorf, os resultados atestam a força da Messe Düsseldorf.
“A única grande empresa de feiras comerciais alemã que atravessou os anos da pandemia sem assistência financeira de seus acionistas”, disse.
“Eles também provam que a gestão tomou o rumo certo. Com sua ofensiva de novos negócios, a empresa está ampliando ainda mais sua posição de liderança global”, completou.
Wolfram N. Diener, presidente e CEO da Messe Düsseldorf, descreve os vários fatores que levaram a esses resultados.
“Por um lado, nossas feiras comerciais globais líderes são particularmente populares nas indústrias relevantes. Por outro lado, conseguimos construir uma base sólida graças ao nosso desempenho de gestão nos anos anteriores”, explicou.
“Nosso roteiro abrangente nos ajudou a nos reinventar e a nos posicionar amplamente para o futuro – ao mesmo tempo em que avançávamos com novas oportunidades de negócios”, acrescentou.
Para comprovar, basta olhar o crescente número de novos eventos e projetos de destaque, incluindo regiões como Ásia, EUA e Turquia.
Até o último levantamento, a Messe Düsseldorf terá lançado um total de 30 novos eventos no período de 2022 a 2025 – um terço deles na cidade de Düsseldorf.
Para criar a base para o crescimento no mercado asiático, a Messe Düsseldorf recentemente uniu suas cinco subsidiárias asiáticas em uma rede centralmente coordenada, o novo hub regional “Messe Düsseldorf for Asia” (MDfA), que gerenciará os negócios asiáticos da empresa a partir de Singapura. (leia aqui).
A Messe Düsseldorf também expandiu sua rede internacional adicionando uma nova subsidiária na Turquia. Com a “Hannover Messe Ankiros Fuarcılık A.S.” em Ancara, uma joint venture 50/50 com a Deutsche Messe AG em Hannover (leia aqui).
Nos EUA, a XPONENTIAL, a maior feira mundial para sistemas não tripulados e robótica, ocorreu em 2023 com a primeira participação da Messe Düsseldorf.
Em 2025, uma versão europeia será realizada pela primeira vez, a XPONENTIAL Europe, que transformará Düsseldorf na capital europeia da locomoção autônoma e não tripulada.
ANO FORTE PARA FEIRAS
Um total de 73 feiras aconteceu em 2023, 27 das quais foram realizadas em Düsseldorf, atraindo 26.866 expositores e 1.146.874 visitantes à cidade.
As 17 feiras diretamente organizadas pela Messe Düsseldorf tiveram a maior participação nisso: Seus 24.469 expositores demonstraram o maior nível de participação internacional até hoje, com 78% (ano anterior: 75%).
Seus 1.074.870 visitantes alcançaram o segundo maior nível de participação internacional até hoje, com 39% (ano anterior: 46%).
“Os números de expositores e visitantes estão gradualmente aumentando e se aproximando dos níveis pré-pandemia”, disse Erhard Wienkamp, diretor-gerente de operações a empresa.
“Na China, nossas feiras até superaram os níveis pré-pandemia, o que demonstra tanto a demanda econômica quanto a alta qualidade e relevância de nossas feiras”, completou.
Para manter e aumentar ainda mais esse nível de excelência, a Messe Düsseldorf está gradualmente aumentando seus investimentos – incluindo em medidas de construção, TI e serviços digitais.
Os valores de investimento aumentarão sucessivamente de €17,1 milhões em 2023 e €29 milhões no exercício atual para €58,1 milhões em 2028.
O foco principal é no Pavilhão 9, que será renovado a um custo de €160 milhões até 2029.
Devido à natureza cíclica do negócio de feiras, a Messe Düsseldorf GmbH prevê vendas de €349,1 milhões e um lucro após impostos de €31,6 milhões para o ano atual, 2024.