Unindo forças para uma logística mais sustentável, a Messe Frankfurt e a empresa de logística DSV estão expandindo sua parceria de longa data na Alemanha.
A partir do próximo ano, a DSV será a parceira logística exclusiva no centro de convenções e exposições da organizadora, localizado em Frankfurt.
A empresa dinamarquesa de logística usará medidas estratégicas para otimizar os processos de montagem e desmontagem nos eventos, acelerando-os e melhorando o desempenho ambiental na venue.
“Junto com nossa parceira de longa data DSV, continuamos trabalhando para tornar a logística das feiras comerciais sustentável”, disse Wolfgang Marzin, CEO da Messe Frankfurt.
“Estamos muito satisfeitos em levar essa cooperação bem-sucedida para o próximo nível e otimizar os processos complexos em nosso local – o que beneficiará nossos clientes, a população local e o meio ambiente”, completou.
A DSV, provedora global de transporte e logística, desenvolve conceitos logísticos personalizados desde 1976 e auxilia a Messe Frankfurt na montagem e desmontagem dos eventos realizados em seu recinto.
No futuro, o foco principal será a transformação sustentável dos diversos processos logísticos das feiras. Quem explica é Bart Peeters, Vice-Presidente da DSV Solutions Deutschland.
“Estamos entusiasmados com a oportunidade de expandir ainda mais nossa parceria de longa data com a Messe Frankfurt e de nos tornarmos o único provedor oficial de serviços logísticos pelos próximos cinco anos, a partir de 1º de janeiro de 2025”, afirmou.
“Juntos, exploraremos uma ampla gama de formas inovadoras e sustentáveis de atender às necessidades logísticas no recinto de exposições de Frankfurt e encontraremos novos caminhos para o futuro”, completou.
Com 5.300 funcionários em toda a Alemanha e décadas de experiência em transporte e logística de armazéns, a DSV será exclusivamente responsável por organizar e realizar os complexos processos de montagem e desmontagem a partir do próximo ano.
Isso inclui um total anual de até 3.600 pedidos e 8.000 pacotes, que serão processados pela DSV no próprio Centro de Carga da Messe Frankfurt.
Nos períodos de pico das feiras, a provedora de logística utiliza até 200 empilhadeiras e emprega cerca de 240 funcionários no recinto de exposições (dados de 2023).
Junto com sua parceira de logística, a Messe Frankfurt busca melhorar seu desempenho ambiental por meio de várias medidas estratégicas. Por exemplo, como parte do projeto de Entrega de Última Milha, as empilhadeiras a gás e diesel usados atualmente estão sendo gradualmente substituídos por modelos totalmente elétricos, reduzindo as emissões de carbono e de ruído no recinto de exposições e nos arredores.
De forma semelhante, o projeto de Armazém Avançado, planejado para 2026/2027, visa reduzir as emissões de carbono relacionadas à logística, minimizando a movimentação de veículos ao redor do recinto.
No futuro, remessas de até determinado tamanho serão entregues em um armazém externo da DSV e transportadas de lá em caminhões neutros em carbono.
Em vez de enviar pacotes individuais com caminhões diferentes, veículos totalmente carregados entregarão o máximo de remessas ao mesmo tempo, o que reduzirá significativamente os tempos de espera para os veículos e ajudará a evitar congestionamentos nos portões de entrada.