Messe München supera todas as suas expectativas em 2023

Anúncio

Após a experiência dos anos do coronavírus, os planejadores da Messe München tornaram-se cautelosos e calcularam as finanças para 2023 de acordo.

No entanto, os negócios de feiras e conferências em Munique tiveram um retorno surpreendente. Em vez do déficit esperado, 2023 supera todas as expectativas.

Com base nas projeções, as vendas aumentaram em 45 milhões para 349,6 milhões de euros, o EBITDA cresceu em 46 milhões para 62,6 milhões de euros, e o lucro líquido anual saiu do vermelho em 47 milhões de euros, com um acréscimo de 5,6 milhões de euros.

“Mesmo diante de condições difíceis em um ano comum”, afirmam os co-CEOs da Messe München, Reinhard Pfeiffer e Stefan Rummel.

Anúncio

Isso facilitará os investimentos da empresa, incluindo em um telhado solar mais potente, sustentabilidade e digitalização.

“Isto é um grande feito de nossa equipe de feiras em Munique e no exterior, e de nossos muitos parceiros. Estamos no caminho certo”, destacam.  

Embora nem todos os eventos tenham atingido as cifras pré-Covid, alguns deles estabeleceram novos recordes, como f.re.e, transport logistic e BAU.

Como resultado, a Messe München entrará em seu ano de aniversário em 2024 cheia de confiança, ao completar 60 anos, e se prepara para um mega 2025, quando quase todos os grandes eventos, como BAU, bauma, transport logistic, productronica, automatica, EXPO REAL e drinktec ocorrerão.

A Messe München se beneficiou por oferecer as feiras certas no momento certo em 2023, onde expositores e visitantes puderam discutir questões urgentes.

A crescente participação de expositores estrangeiros em comparação com os tempos pré-pandêmicos é notável. Em Munique, a cifra subiu 3% para 54% (cerca de 8.800) em comparação com eventos anteriores.

O aumento compensa o fato de as empresas alemãs estarem retornando um pouco mais hesitantes nesta situação econômica tensa; esta é uma tendência nacional.

INVESTINDO EM UM SISTEMA DE TELHADO SOLAR MAIS POTENTE

A situação financeira positiva facilita os investimentos da Messe München. Um foco está na sustentabilidade, com a Messe München estabelecendo uma meta ambiciosa: seu objetivo é ser neutra em carbono até 2030.

Um passo nessa direção é a expansão do sistema de telhado solar: quando os terrenos da venue em Riem foram inaugurados em 1998, a Messe München já tinha o maior sistema de telhado solar do mundo.

Agora, ela assumirá o sistema fotovoltaico no estacionamento Parkhaus West, anteriormente operado por investidores, e o renovará.

O sistema será capaz de gerar até 2,6 milhões de quilowatts-hora de eletricidade anualmente – em vez dos 600.000 de hoje.

Isso aumentará o total de energia gerada nos telhados dos atuais 2,6 milhões de quilowatts-hora para 4,5 milhões. Custo: 9 milhões de euros.

Um grande projeto de economia de energia é a conversão de todas os 18 pavilhões (cobrindo uma área de 200.000 metros quadrados) para iluminação de LED econômica até 2026. Custo: 8,5 milhões de euros.

A conta de eletricidade anual será 540.000 euros mais baixa como resultado. Ambos os projetos juntos podem economizar custos de eletricidade de 1,2 milhão de euros por ano.

MAIS EFICÁCIA POR MEIO DE COLABORAÇÕES

A Messe München não fica parada e precisa reagir às condições em constante mudança. Isso inclui procurar parceiros estratégicos.

“Estamos colaborando para permanecer competitivos e nos tornarmos mais eficazes”, explicam os dois CEOs Reinhard Pfeiffer e Stefan Rummel.

Dois projetos se destacam este ano. Um é uma aliança bávara, uma joint venture entre a principal feira mundial drinktec em Munique e a principal feira europeia BrauBeviale em Nuremberg sob um mesmo teto como “Yontex”.

Isso transformou concorrentes de setores semelhantes em parceiros que agora podem ter uma presença mais forte em todo o mundo.

O segundo projeto diz respeito à subsidiária da Messe München, meplan, especializada em construção de estandes de exposição.

A mac. brand spaces, uma empresa internacional especializada em comunicação ao vivo, adquiriu 50 por cento das ações.

“Isso aumentará a abrangência da meplan e garantirá seu futuro”, afirmam os CEOs. A meplan e seus 90 funcionários permanecerão em Munique.

NEGÓCIOS ANIMADOS DE FEIRAS E CONFERÊNCIAS

Aconteceram 112 eventos nos pavilhões de exposições de Munique, no ICM – International Congress Center Messe München e no MOC – Event Center Messe München: 13 feiras próprias e 99 eventos de convidados, que atraíram dois milhões de visitantes e 32.100 expositores.

Os 40 eventos próprios no exterior atraíram cerca de 809.000 visitantes e 15.000 expositores. A maioria dos eventos no exterior ocorreu na China, Índia e Cingapura.

No setor de eletrônicos, as feiras no exterior atraíram grandes públicos. Em termos de tamanho e número de expositores e visitantes, elas estavam no mesmo nível da feira-mãe em Munique.

A electronica China cobriu 107.000 metros quadrados e atraiu 90.000 visitantes. Com 37.000 metros quadrados e 40.000 visitantes, a electronica e productronica India foi a maior feira da Índia em pavilhões.

Os números de visitantes e expositores estão se aproximando novamente dos níveis pré-Covid. Em alguns casos, eles foram até melhores nos eventos em Munique e no exterior.

O fato de a China ter levantado suas restrições ao coronavírus em 2023 está se fazendo sentir. Mais visitantes do que antes da pandemia de coronavírus compareceram à f.re.e em Munique.

Junto com a IMOT, realizada em paralelo, foi literalmente invadida por 163.000 convidados. Mais visitantes do que antes da pandemia compareceram à transport logistic (que estabeleceu um novo recorde com 76.000 visitantes) e também à LASER World of PHOTONICS.

BAU e LOPEC registraram o maior aumento no número de expositores em Munique. “The smarter E Europe” se destaca entre os eventos de convidados.

Ela estendeu seu contrato por cinco anos e ocupará todos os 18 pavilhões de exposições em 2024. O ponto mais brilhante caiu em setembro sobre a IAA Mobility.

Tornou-se uma plataforma aberta para apoiadores e opositores no meio da cidade. O planejamento está em andamento para uma IAA Mobility 2025 em Munique.

GRANDE APELO PARA EVENTOS DE CONVIDADOS INTERNACIONAIS

Os cerca de 90 eventos de convidados a cada ano são de grande importância para o núcleo de negócios da Messe München.

Dois novos eventos foram adicionados este ano, que ocorrerão em Munique pela primeira vez em 2024: O primeiro é a Conferência Internacional de AIDS, que espera atrair cerca de 15.000 participantes.

O segundo é o Seamless Europe, uma das principais feiras de tecnologia do mundo para fintech e e-commerce. É uma verdadeira sensação para Munique como centro financeiro e comercial.

Os negócios no exterior são um pilar importante para a Messe München. Aqui também, os eventos de 2023 estão se saindo bem acima do planejado.

China e Índia estão muito acima das expectativas. A China é e continua sendo o mercado de eventos mais importante para a Messe München depois de Munique.

Na China, a Messe München está representada com 22 eventos em sete locais, e na Índia com 18 feiras em cinco cidades.

Uma novidade é Cingapura, a porta de entrada para o Sudeste Asiático. A Messe München organizou a primeira feira de logística multimodal em Cingapura em 2023 com a transport logistic e a air cargo Southeast Asia.

JOVEM AOS 60: MESSE MÜNCHEN CELEBRA SEU ANIVERSÁRIO EM 2024

Os resultados excepcionais dos últimos dois anos colocaram a Messe München em um clima festivo: a LASER completou 50 anos este ano. E em 2024, haverá três aniversários de 60 anos.

A Messe München completará 60 anos, assim como a electronica e a BAU. E 2025 será um ano mega com todas as principais feiras acontecendo, atraindo novamente milhões de visitantes.

Isso acontece apenas a cada doze anos e Munique e toda a região estão muito felizes com isso, já que as feiras geram uma lucratividade indireta de mais de quatro bilhões de euros em anos como esses.

“Com nossas feiras, somos um importante impulsionador econômico para toda a região”, finalizam os dois CEOs, Reinhard Pfeiffer e Stefan Rummel.