A economia brasileira pode não ter registrado ainda os melhores números nesse primeiro semestre. Mas a Metal Mineração 2018 – Feira e Congresso Nacional para a Indústria Metalmecânica e Mineração, realizada de 19 a 22 de junho, em Criciúma, SC, acompanhou os sinais de retomada do mercado e surpreendeu a organização com os resultados.
A estimativa de negócios gerados ou os contatos iniciados na feira e que deverão ser consolidados no próximo semestre deve atingir R$ 50 milhões em até 12 meses. “A feira cumpriu o seu papel de ferramenta de relacionamento e negócios, consolidando-se como o investimento em marketing B2B mais completo, por possibilitar o contato presencial entre fornecedor e cliente. Possibilita ainda uma abrangência em escala, com possibilidade de acesso a clientes que nem fazem parte da carteira de prospecção”, destaca Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil.
O número de visitantes atingiu a marca de 6 mil pessoas (congressistas, visitantes e expositores), vindas de oito estados e 131 cidades, com maior número de Santa Catarina, seguido do Rio Grande do Sul e São Paulo. A qualidade dos visitantes está evidente no perfil identificado no evento. 32% ocupam cargos estratégicos (proprietários, sócios, diretores e gerentes), 40% atuam em cargos técnicos, 7% são estudantes e os demais 22% de outras funções. Em relação a compras, 22% participam da decisão final, 21% planejam e 15% pesquisam produtos ou serviços.
Nessa edição o evento reuniu 60 expositores com diversificadas soluções para a indústria, com destaque para tecnologias desenvolvidas no Brasil e de marcas internacionais, por meio de suas representadas brasileiras. O principal foco é a modernização dos parques fabris e o preparo da indústria para imersão na indústria 4.0, que deve se consolidar no país nos próximos 10 anos.
Especializada em tecnologia de refratários e um dos mais conceituados fornecedores da América Latina, a Ztech destacou no evento a capacidade de desenvolver projetos personalizados para os clientes, fabricação dos produtos, instalação e manutenção. O diretor administrativo da empresa, Fred Ziegler, destacou que a feira tem um conteúdo muito bom, empresários qualificados que vem para fazer negócios, em busca de novidades e lançamentos. “Recebi os clientes da região, fiz bons contatos para futuros negócios e já estou confirmado para a próxima edição. Precisamos nos unir para ajudar a fazer o Brasil crescer com inovação e criatividade, levando um país desenvolvido mundo afora”, incentiva.
A Romaço aproveitou a presença na feira para divulgar para o segmento de siderurgia e mineração, produtos que contribuem para o aumento da vida útil dos equipamentos que trabalham ininterruptamente e quase sempre em condições desfavoráveis, melhorando assim, o desempenho e a produtividade. A gama de produtos abrange rolamentos, mancais e buchas de fixação, retentores, lubrificantes, correias de transmissão industrial, mangueiras industriais, guias lineares, fusos de esferas, terminais de rótula e ferramentas para manutenção. A avaliação da participação foi muito positiva pela boa movimentação no estande e qualidade do público interessado em conhecer os produtos e soluções. “Já temos alguns clientes na região que estiveram presentes, o que é ótimo para estreitar relacionamento, e outras empresas que ainda não conheciam a Romaço e que, inclusive, geraram visitas futuras. Estamos desenvolvendo o mercado de Criciúma e essa feira, com certeza, nos auxiliou nesse processo”, comenta Patrycia Moro, da equipe de marketing da Romaço.
Eventos simultâneos
A Rodada de Negócios realizada durante a Metal Mineração, ampliou a possibilidade de consolidar parcerias e contratos. Foram promovidas 150 reuniões de negócios entre empresários que demandam e ofertam produtos e serviços. Na mesa de negociações participaram sete empresas compradoras e 19 fornecedores. Durante o evento foram agendadas 14 reuniões de visita as empresas e consolidados R$ 1,5 milhões em negócios, o que deve ser ampliado para R$ 7,5 milhões nos próximos seis meses.
O Congresso Técnico do setor, organizado pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC), em parceria com a Messe Brasil, contou com seis palestras voltadas para inovações e tecnologias para a indústria 4.0, direcionadas a profissionais e estudantes dos segmentos metalmecânico e mineração. O evento reuniu cerca de 320 participantes que fizeram uma avaliação positiva do congresso. “A avaliação do público foi positiva e o destaque foi a palestra relacionada a indústria 4.0, tema que vem despertando a atenção de todos os segmentos”, destacou Ellen Martins, coordenadora de eventos da SATC.