O setor de metalurgia e fundição ganhou novamente projeção com a Metalurgia 2023 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços.
Após um intervalo de cinco anos motivado pela pandemia, a feira retomou seu espaço de forma renovada, trazendo para o setor as principais tecnologias desenvolvidas no Brasil e no mundo.
A feira aconteceu de 19 a 22 de setembro, na Expoville, em Joinville (SC). Durante os quatro dias, 18 mil pessoas circularam no evento.
Os visitantes, vindos de 17 estados brasileiros e de países como Argentina, Paraguai e Peru, tiveram a oportunidade de conhecer novidades de 210 expositores nacionais e estrangeiros dos Estados Unidos, Itália, Espanha, Inglaterra, Argentina, Turquia, China e Rússia.
A sinergia entre a oferta de novas soluções e a demanda do mercado por inovações tecnológicas, garantiram o sucesso da Metalurgia 2023 que deve gerar R$ 300 milhões em negócios nos próximos 18 meses.
“O evento superou as nossas expectativas e cumpriu sua missão de gerar negócios e fomentar o networking”, celebra Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, organizadora do evento.
“Nosso objetivo é apresentar as principais tecnologias e, certamente, a indústria vai incorporá-las em seus processos, melhorando a produtividade e a lucratividade”, completa.
A importância da Metalurgia para o setor é reforçada por Cacídio Girardi, presidente da Associação Brasileira de Fundição (ABIFA), entidade realizadora do evento.
Para ele, além de ser um espaço para relacionamento, troca de informações e integração, a feira é oportunidade para as indústrias evoluírem.
“A feira está acima da expectativa. Aqui o público está vendo equipamentos de última geração, com tecnologia embarcada, competindo com o mundo lá fora”, avalia.
“O equipamento que está aqui também está sendo fornecido para outros países. Além disso, através da feira o próprio fundidor tem a oportunidade de colocar seu produto no mercado interno e externo”, completa Girardi.
A qualificação do público foi outro ponto forte da 12ª Metalurgia. Entre o público que visitou o evento, 35% tinham poder de decisão, com cargos de diretoria, gerência e proprietários.
Entre os setores mais presentes no evento, destaque para autopeças automotivo, linha agrícola e setor de fundição em geral.
O porte das empresas que visitaram a feira foi outro ponto interessante, sendo a maioria incluída na categoria de 1 a 50 funcionários, o que demonstra o interesse no investimento de alternativas para o crescimento, com tecnologia.
RODADA DE NEGÓCIOS
Além das boas negociações concretizadas nos estandes, a Rodada de Negócios foi outro momento especial da Metalurgia 2023.
A atividade reuniu cerca de 140 participantes que representaram 15 empresas compradoras e 50 fornecedoras, em 400 reuniões realizadas, que devem resultar em R$ 25 milhões em negócios, nos próximos 12 meses.
Além de grandes marcas nacionais, vindos de diversas regiões do país, também participaram empresas estrangeiras dos Estados Unidos e Espanha.
A Metalurgia 2023 também trouxe em sua programação amplo espaço para capacitação profissional.
Além dos workshops realizados pelos expositores, o evento também sediou o Congresso de Tecnologia para Não Oxidáveis, realizado pela Inox do Brasil, e o CINTEC Fundição – Congresso de Inovação Tecnológica, realizado pela plataforma online Doutor Fundição.
O incentivo ao ensino e à profissionalização também estiveram no foco do SESI SENAI, com o objetivo de apresentar o setor de metalurgia e fundição aos jovens e atraí-los para o trabalho na indústria.
FOCO EM 2025
Para Richard Spirandelli, após cinco anos de ausência, a Metalurgia 2023 retornou com sucesso e superou as expectativas, projetando boas perspectivas para a próxima edição.
“Mais uma vez, a feira cumpriu seu papel de relacionamento, negócios e capacitação, garantindo a satisfação dos nossos expositores, visitantes e parceiros. Estaremos de volta em outubro de 2025, com a 13ª da Metalurgia”, finaliza Spirandelli.
Crédito da imagem: Alexandre Silvino