A mostra, ocorrida entre 19 e 21 de setembro em Milão, na Itália, marca a retomada mais consistente das exposições físicas na Europa.
O evento contou com 18 marcas calçadistas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, destaca que as expectativas das marcas foram superadas.
“Mesmo com uma participação menor do que antes da pandemia, em função de algumas restrições que ainda persistem, o evento foi positivo e as marcas ficaram bastante satisfeitas com a possibilidade da retomada dos eventos físicos internacionais”, avalia.
Segundo relatório da Abicalçados, foram realizados 245 contatos comerciais com compradores de todo o mundo, a maior parte deles de países da Europa, Ásia e Estados Unidos.
Os negócios in loco geraram mais de US$ 1 milhão, valor que deve ser elevado para US$ 5,4 milhões em função das negociações que ficaram alinhavadas durante a mostra.
Participaram do evento as marcas brasileiras Cecconello, Madeira Brasil, Verofatto, Carrano, Ammabile, Anamomic Shoes, Moema, Jorge Bischoff, Loucos&Santos, Pegada, Beira Rio Conforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Vizzano, Activitta, BR Sport e Modare Ultra Conforto.
A próxima edição da Micam Milano já tem data. Acontece entre os dias 20 e 23 de fevereiro de 2022.
Digital
Paralelamente à feira física, a Micam Milano está realizando a sua versão digital desde o dia 15 de setembro, com extensão até 15 de novembro.
Na plataforma estão 21 marcas brasileiras, também apoiadas pelo programa de exportação da Abicalçados e da Apex-Brasil.
Participam da versão digital as marcas verde-amarelas Opananken, Pampili, Usaflex, Vizzano, Modare Ultraconforto, Activitta, Capelli Rossi, Kidy, Marrie Josefine, West Coast, Cravo&Canela, Plugt, Ghetz, Dumond, Capodarte, Pegada, Malu Super Comfort, Ferracini, Ferrucci, Cecconello e Andacco.