MinC seleciona empreendedores criativos para evento na Argentina

Anúncio

Buenos Aires recebe entre os dias 1º e 4 de junho de 2023 a 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA), evento do sistema de políticas públicas voltado para a comercialização de produtos e serviços e para o fortalecimento dos setores das indústrias culturais na Argentina, em nível internacional.

O MICA tem uma programação pensada para o fortalecimento dos vínculos institucionais, comerciais e artísticos entre países.

Ele visa também estimular reuniões entre instituições governamentais de cultura da Argentina e de outras nações, além de incentivar a celebração de acordos de cooperação entre instituições culturais públicas e/ou privadas.

O Ministério da Cultura, por meio de sua Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural, lançou edital de seleção pública de empreendedores culturais e criativos, para participação nas rodadas de negócios e atividades formativas do evento.

Anúncio

As inscrições na seleção pública ficam abertas até as 18h do dia 31 de março. O Brasil é convidado de honra do evento.

Serão 90 empreendedores culturais e criativos contemplados, atuantes nos setores de audiovisual, circo, dança, teatro, design, editorial, hip hop, música e jogos eletrônicos (games).

O edital destina R$ 793.620,00 para ida e permanência dos selecionados na capital argentina, assim como o retorno ao Brasil. 

Interessados em participar da seleção devem se inscrever na plataforma Mapa da Cultura durante o prazo estabelecido.

É preciso ter uma conta e estar logado na plataforma. O regulamento completo do edital está disponível aqui. Um tutorial para efetivar a inscrição pode ser consultado neste link

No registro, os empreendedores culturais devem escolher o perfil de participação (vendedor ou comprador). Entre os critérios de avaliação das propostas estão a diversidade, a representatividade, a inclusão e a criatividade.

O edital obedecerá, ainda, ao critério de distribuição regional, para contemplar, pelo menos, um vendedor por região brasileira, em cada setor.