O Ministério do Turismo da Itália, através da ministra Daniela Santanchè, deu na última semana fortes indicativos que o país colocou as feiras de negócios como um de seus pilares centrais no plano estratégico 2023-2027.
Em entrevista ao jornal Il Sole 24Orea executiva apontou que entre os pontos-chave do plano estão o mar para as infraestruturas, o digital para o turismo organizado e as feiras para a expansão internacional da marca Itália.
“O setor de feiras e eventos agregam 3.700 trabalhadores com um volume de negócios de cerca de 1,4 bilhões de euros. No setor de feiras, somos o segundo na Europa e o quarto no mundo”, apontou.
“O plano tem a ambição de aproveitar as feiras não só para trazer expositores até nós, mas para exportar a marca italiana para o exterior. Chega de guerras entre feiras italianas. A marca é uma só e juntas elas potencializam as indústrias relacionadas””, completou.
Já durante a XIV Convenção Federcongressi&eventi, realizada em Florença neste último final de semana, Santanchè sublinhou como os congressos são um segmento importante do turismo italiano.
“Os congressos internacionais mais importantes são realizados em nosso país devido à capacidade inquestionável dos operadores, mas também porque sabemos oferecer mais e melhor que nossos concorrentes: a Itália é de fato a terceira maior marca mundial”, disse.
“Até agora, porém, a política pouco se interessou pelo setor. Hoje, porém, o Governo e o Ministro acreditam no setor e estamos dispostos a trabalhar juntos”, completou.
Não é só isso: o Ministério do Turismo lançou um plano de 1 bilhão e 380 milhões de euros para a hotelaria com o objetivo de oferecer mais locais para acolher congressos.
“Assim seremos capazes de dessazonalizar o turismo. Crescer MICE significa crescer a economia nacional”, acrescentou.
A XIV Convenção Federcongressi&eventi reuniu mais de 300 profissionais do setor de congressos e eventos para dias de debates, networking e treinamento promovido e organizado pela associação da indústria italiana de eventos.
A entrevista para o jornal italiano pode ser vista aqui: https://www.ministeroturismo.gov.it/wp-content/uploads/2023/03/Intervista-sole-.pdf