Mais de 200 eventos já foram cadastrados na plataforma Calendário Nacional de Eventos Turísticos, administrada pelo Ministério do Turismo.
O sistema reúne as diversas manifestações culturais de norte a sul e tem dados úteis para auxiliar o turista no momento de planejar suas viagens e escolher destinos no país.
Os municípios que desejarem divulgar seus eventos locais e regionais programados para 2022 no calendário podem cadastrá-los no site do ministério.
A plataforma é usada para que as cidades cadastrem shows, feiras e eventos, com categorias como artístico, cultural e folclórico, religioso, rural, cívico, gastronômico e esportivo.
Para inscrever o evento gratuitamente no calendário, o usuário deve acessar o site e incluir os dados do solicitante e do evento.
Depois, é só clicar em “submeter” e aguardar a análise, aprovação e divulgação da equipe técnica do MTur.
Caso o evento seja aprovado, é incluído no calendário e fica disponível para acesso do público.
FECHAMENTO
O Brasil fechou o ano de 2021 com um faturamento de R$ 152,4 bilhões. Apesar da cifra ainda ser inferior aos números pré-pandemia, representa um aumento de 12% em relação a 2020.
O levantamento é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O setor movimenta uma cadeia produtiva com mais de 50 segmentos, com destaque para o transporte aéreo, que registrou alta de 28% e um faturamento acumulado de R$ 37,7 bilhões.
Logo em seguida, entre as atividades que mais contribuíram para este crescimento está a categoria de alojamento e alimentação, com alta de 13,1% e faturamento de R$ 45,2 bilhões.
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, os números demonstram que o turismo no Brasil segue se recuperando do impacto da Covid-19.
“O avanço da vacinação no país e a adoção de protocolos de biossegurança têm contribuído para esta importante retomada do nosso setor, a partir da reabertura e recuperação da economia”, afirmou.
“Com um trabalho empenhado e assertivo conseguiremos atingir, o quanto antes, índices iguais ou superiores ao período pré-pandêmico”, acrescentou.
Também registraram altas no ano de 2021 os segmentos de transporte aquaviário (8,8%), transporte terrestre (7,2%), locação de veículos, agências e operadoras (2,5%) e atividades culturais, recreativas e esportivas (1,6%).