A Ministra do Comércio Exterior e Turismo (Mincetur) e Presidente do Conselho Diretivo da PROMPERU, Magali Silva Velarde–Álvarez destacou a eleição de Choquequirao como um dos 20 Melhores destinos do mundo para 2015, divulgado pela revista National Geographic Traveler.
Magali Silva contou que a lista de todos os 20 destinos que conquistaram esse prestígio pode ser encontrada na versão online da revista e a publicação impressa está prevista para a edição de dezembro/2014 e janeiro/2015.
A ministra ainda explicou que o processo de seleção desses destinos foi realizado com a indicação da rede mundial da National Geographic Traveler, com a participação de editores, escritores e viajantes. De acordo com uma das editoras responsáveis pela revista, os destinos escolhidos representam o “superlativo, oportuno e autentico” do atual universo de viagens.
“Não existe melhores palavras para descrever a magnificência de Choquequirao”, afirmou a ministra. “É superlativo por sua imensa riqueza arquitetônica, é comparado apenas com Machu Picchu; é oportuno porque são enormes os esforços do Estado em sua preservação, conservação e de uso da sociedade, assim obter esta distinção é um incentivo para continuar esse trabalho; e é autêntico como cada uma das joias oferecidas pelo nosso maravilhoso passado milenar”, acrescentou.
National Geographic Traveler tem a maior audiência entre as revistas de viagens, com mais de 8,5 milhões de leitores. Seu público é de legítimos viajantes que, em sua maioria, prefere os parques naturais e históricos.
Choquequirao, no vocábulo quechua significa “berço de ouro”, é uma cidade inca situada ao redor do nevado Salcantay e tem conquistado, nos últimos anos, um alto nível de importância turística e cultural. Faz parte do Parque Arqueológico de mesmo nome e reúne uma impressionante andenería (terraço), plataformas, praças cerimoniais, templos, reservatórios, canais ligados por longas escadas e uma importante rede de estradas.
CHOQUEQUIRAO
Em suas obras, os escritores espanhóis afirmam que esse foi um dos quatro povos mais antigos de Vilcabamba. Foi escolhido por Manco Inca como o refúgio dos rebeldes incas entre os anos de 1536 e 1572. Choquequirao está localizado na margem da direita do rio Apurímac, em riacho que desemboca no rio a noroeste da população de Cachora, extensão de Curahuasi, distrito de Santa Teresa, província de La Convención, região de Cusco. Está a 3.033m do nível do mar, é Patrimônio Cultural da Nação e forma parte do Parque Arqueológico de Choquequirao. Sua área é de 522.878.30 hectares e com perímetro de 367,09 km.
Acesse a revista no Link: http://travel.nationalgeographic.com/travel/best-trips-2015/#/choquequirao-ruins-peru_85216_600x450.jpg