O ministro do Turismo, Gilson Machado, e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estiveram reunidos nesta semana para debater os impactos da COVID-19 no turismo.
Ao final da reunião, Machado afirmou que, para diminuir o baque no setor, está em tratativa a criação uma espécie de “passaporte” para os imunizados poderem frequentar eventos.
Na última semana o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, já havia indicado esta possibilidade em audiência pública realizada durante a sessão virtual da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.
O secretário apontou estar em tratativas junto ao Ministério da Saúde para utilizar o aplicativo Conecte SUS na compilação de dados sobre a vacinação de viajantes contra a Covid-19.
De acordo com o Ministério do Turismo, quem já foi vacinado baixará o aplicativo Conecte SUS e lá estarão todos os dados referentes a vacinação.
O programa será um instrumento para que os prefeitos e governadores possam decidir se vão – ou não – liberar quem já foi vacinado para participar.
“É importantíssimo para a retomada do turismo que os protocolos de segurança e o certificado de vacinação sejam acessíveis a todos para, na capilaridade dos municípios, o gestor decida se vai liberar ou não o cidadão que já está vacinado”, finaliza Gilson Machado.