Dezenas de empresas brasileiras do setor de alimentos & bebidas, das cinco regiões do país, estarão representadas por comerciais exportadoras no espaço Brasil Trade Lounge da Anuga 2023.
Considerada a maior feira daquele segmento na Europa e no mundo, o evento vai ocorrer em Colônia, na Alemanha, entre os dias 7 e 11 de outubro.
A organização do espaço é liderada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) junto do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), parceiro da ApexBrasil na execução do projeto setorial Brazilian Suppliers.
O Brasil Trade Lounge Anuga 2023 é uma modalidade inovadora no Pavilhão do Brasil na feira, trazendo uma novidade em relação à participação nas edições anteriores.
O objetivo é criar oportunidades de exportação e conquista de novos mercados para empresas. A maioria delas é ou já foi capacitada pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da ApexBrasil.
Além de um espaço inédito para a geração de negócios, o Brasil Trade Lounge será uma vitrine de produtos com apelo à brasilidade, à sustentabilidade e à saudabilidade.
Em destaque, estarão café, castanhas, orgânicos, sucos e polpas, cacau, mel, balas e confeitos, cachaça e healthy foods. O espaço Brazil Trade Lounge estará alocado no Pavilhão Nacional.
Outros pavilhões do Brasil na Anuga serão dedicados a empresas de bebidas, tradings de carnes e tradings de frango, também organizados pela ApexBrasil a partir de um processo seletivo anterior.
APOIO ÀS EXPORTAÇÕES
A organização do Brazil Trade Lounge acontece em dois estágios.
Na etapa nacional, em julho, serão realizadas rodadas de negócios entre as produtoras inscritas e as comerciais exportadoras (ECE’s) do CECIEx, cujo conhecimento e rede de relações facilitam o acesso a mercados.
Durante os encontros, em formato online, as empresas produtoras e as comerciais exportadoras poderão se conhecer melhor, unindo a capacidade produtiva à habilidade comercial.
A combinação entre esses perfis ficou a cargo da Brogghini, uma empresa de matchmaking especializada em negócios.
Na etapa internacional, entre 7 e 11 de outubro, as empresas que fecharem negócio na etapa nacional serão representadas no Brasil Trade Lounge por meio das ECEs.
A missão contará com até 10 comerciais exportadoras, que deverão representar entre três e cinco produtoras durante a Anuga.
Todas as produtoras que participarem das rodadas de negócio online receberão um feedback sobre o processo, independentemente de terem ou não fechado negócio para serem representadas na Anuga.
As devolutivas contribuem para que essas empresas se tornem mais competitivas e são parte do apoio dado pelo PEIEX à sua jornada exportadora.
SUSTENTABILIDADE
Em linha com as novas diretrizes de gestão da ApexBrasil, a seleção das empresas produtoras ofereceu pontuação adicional a partir dos seguintes critérios:
– Liderança feminina à frente dos negócios; sede nas regiões Norte e/ou Nordeste do Brasil; ao menos uma certificação de sustentabilidade;
– Participação no Programa de Qualificação de Exportação (PEIEX) da Agência.
Outros critérios foram produtos alinhados aos setores prioritários do evento e algum material de comunicação em língua estrangeira.