Entre 30 de maio e 2 de junho, o Mondial de la Bière retorna a São Paulo, para sua segunda edição na cidade. O local escolhido desta vez é a Arca, espaço na Vila Leopoldina. Na primeira edição, em 2018, cerca de 12 mil visitantes circularam e puderam explorar dezenas de cervejarias expositoras que, apresentaram mais de 600 rótulos diferentes. Em 2019, a organização espera um fluxo de 15 mil pessoas circulando pela Arca, antiga metalúrgica na Vila Leopoldina. No espaço de 9 mil metros quadrados, a expectativa é de que mais de 70 cervejarias apresentem seus rótulos além de outras manifestações artesanais.
Nesta edição, a cerveja passa a ser a anfitriã da festa, que pela primeira vez terá uma área craft denominada Mondial Craft Village, e apresentará outros produtos artesanais escolhidos pela qualidade de suas criações. Os visitantes poderão adquirir os produtos para consumo no evento ou levá-los para casa e prolongar a experiência. Alho Negro do Sítio, Amázzoni Gin, Beba Kiro, Café Orfeu, Cancian, Khappy Kombucha e Parma Alimentos já confirmaram presença.
Outra novidade é a Vila dos Botecos, espaço onde os principais botecos da cidade se encontram. Com curadoria da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco, já estão confirmados o Mondiale, Rota do Acarajé, Cariri, Bem Encaminhado, Linguiçaria Real Bragança e Academia da Gula.
Além de falar sobre produtos e tendências, o Mondial de la Biére expande seu olhar, e se propõe a debater sobre propósitos e ressaltar atitudes que fazem a diferença. Inspirar, engajar e conectar produtores e consumidores é o objetivo do Mondial Arena. O projeto, com curadoria da Carolina Oda – que transita pelos caminhos dos alimentos, bebidas e hospitalidade – promete informar e inspirar, com debates sobre produtos artesanais, sustentabilidade, consumo, comportamento e impacto social.
Em parceria com o time do portal Bares SP, uma rota com os 60 principais estabelecimentos da cidade foi criada: Ambar, Armazém 77, Avareza Beer, Bar do Beco, Bar do Urso (Butantã, Maria Antonia, Mooca, Pacaembu, Perdizes e Tatuapé), Bar Original, Bardassê, Blues Beer (Campo Belo e Marajoara), Brewdog Bar, Câmara Fria, Cão Veio (Itaim Bibi, Pinheiros e Tatuapé), Capitão Barley, Casa Avós, Cateto Pinheiros, CC Rider Blues & Beer, Cerveja Artesanal de SP, Cervejaria do Gordo (Augusta e Vila Olímpia), Cervejaria Ideal, Cervejaria Nacional, Cervejatorium (Moema e Vila Mariana), Cervejoteca, Chopperia São Paulo, Delirium Café, Dublin, Empório Alto de Pinheiros, Empório Rancho Urbano, Emporium Beer Rock Club (Ipiranga e Jardim da Saúde), Finnegans Pub, Frangó Bar, Iguana Beer, Ipo Bar, La Fraternité (Moema e Pinheiros), Let’s Beer, Lil’ Square, Lira Bar Empório, O’Malley’s, Republic, Rossi Beer, Sampa on Tap, São Paulo Tap House, Soul Botequim, St Paul’s Pub, Tap Tap SP, Tarantino Beer, The Blue Pub, Van Der Ale, Viva Tap House, Whats On Tap e Willi Willi são os integrantes do Circuito Mondial de Bares.
Além disso, oito bares foram selecionados para serem pontos de venda de ingressos para o festival sem taxa de conveniência: Capitão Barley, Bar do Urso – Butantã, Armazém Entretenimento, Bardassê, Chopperia São Paulo, Frangó, Guilhotina e Soul Botequim.
A segunda edição do Mondial de la Bière São Paulo une as novidades do mundo cervejeiro ao melhor da cultura paulistana contemporânea, além da seleção imperdível de cervejas, gastronomia e música, o festival oferecerá outras atividades que remetem ao caráter urbano e de cultura de rua da cidade, como o concurso fotográfico “A Cerveja por SP”, com curadoria do projeto São Paulo City. Dez fotos foram selecionadas e serão expostas durante o evento para que o público vote em sua preferida.
São mais de 70 cervejarias confirmadas: 1795, Quatro Graus, Ampolis, Antuérpia, Ashby, Avós, Baden Baden, Barista, Bier & Wein, Black Princess, Blondine, Bodebrown, Boxer do Brasil, Brooklyn Brewery, Brotas Beer, Cerveja Madalena, Capa Preta, Cerveja Blumenau, Brouwerij, Cervejaria Dilema, Colorado, Corsendonk, Cozalinda, Cuvée du Chateau, Dádiva, Databier, Dogma, Doktor Bräu, Du Bocq, DuPappi, Eggenberg, Eisenbahn, Fabrica 75, Farrapos, Filou, Flandres, Fuller’s, Furst Wallerstein Brauhaus, Halve Maan, Hettwer Bier, Hocus Pocus, Hofbrauhaus, Hoplab, Imigração, Júpiter, John Martin’s, Juan Caloto, Konig Ludwig, La Binchoise, La Trappe, Les 3 Fourquets, Los Compadres, Lupulus, Maniacs, Meara, Nova Paka Brewery, Octopus, Opera, Paulaner, Paulistânia, Praga, Pratinha Brewery, Red Fox, Roleta Russa, Seasons, St Patrick’s Beer, Startup Brewing, Tarantino, Tempelier, Three Monkeys, Timmermans, Trilha, Unicorn, Ux Brew, Wals e Warsteiner.
A aposta desta edição fica com os rótulos que seguem a tendência dos sabores ácidos, como as Sour, consagradas em 2018 com a Catharina Sour, e as Gose, salgadas e ao mesmo tempo azedas – salgadas através da adição de sal, e azedas graças à adição de bactérias lácticas.
O copo de vidro com duas marcações, de 100 ml e 200 ml, volta fortalecendo o conceito de degustação do Mondial de la Bière. A utilização do cartão de consumo seguirá o mesmo modelo de 2018 com o comprovante de compra tanto para expositores como visitantes. Ao adquirir o cartão, basta recarregar com o valor desejado nos pontos fixos ou móveis e começar a descobrir as novidades. Serão aceitos dinheiro, cartão de débito e crédito.
Os expositores podem inscrever seus rótulos no MBeer Contest Brazil, uma competição com avaliação baseada nas qualidades intrínsecas da cerveja. Sem categorias pré-definidas por estilo, os juízes – que farão as degustações às cegas, sem qualquer informação sobre o produto, identificarão o estilo da cerveja e a avaliarão de acordo com o estilo identificado. Um júri composto por profissionais nacionais e internacionais selecionarão os melhores nas categorias ouro e platina e a premiação se acontecerá no primeiro dia de Mondial de la Bière (30/05 às 22h). Os visitantes também poderão votar nas cervejas que mais gostaram do festival no MBeer Contest Público.
Visando comodidade e conforto aos visitantes, a organização disponibilizará transporte circular gratuito durante os quatro dias de evento saindo de hora em hora no trajeto Arca x Metrô Pinheiros, levando e buscando os cervejeiros para aproveitarem a maior invasão cervejeira da cidade! O transfer circular terá início uma hora antes da abertura do evento e se encerra junto com o mesmo.
Serviço:
Data: 30 de maio a 2 de junho de 2019.
Horário: 30 e 31 de maio: 17h à 0h | 1º de junho: 14h à 0h | 2 de junho: 14h às 22h.
Local: Arca – Avenida Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina – São Paulo.
Ingressos: https://mondialdelabieresp.byinti.com/
Preço: entre R$ 40,00 e R$ 140,00.