M&T Expo 2018 supera expectativas e gera bons negócios

Anúncio

M&T Expo 2018 – Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração superou as expectativas em termos de negócios, público qualificado, networking e disseminação do conhecimento, segundo expositores e compradores que passaram pelos pavilhões de exposição do São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.

De acordo com Afonso Mamede, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a M&T Expo é protagonista no que diz respeito à divulgação de novas tecnologias para o desenvolvimento do mercado de máquinas para construção e mineração, mas também tem um papel preponderante para sentir como está o ânimo de toda a cadeia produtiva. “Os fabricantes de equipamentos e os fornecedores de componentes e serviços se preparam para participar da feira de forma que o usuário conheça o que há de mais moderno no setor e, ao mesmo tempo, tenha melhores condições para negociar a compra de máquinas”, afirma.

Neste ano, o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção estima uma recuperação na comercialização de máquinas destinadas a esse segmento, que devem crescer 38% em comparação a 2017. No total, serão 17,8 mil unidades comercializadas em 2018 contra 12,9 mil unidades no ano anterior. “Certamente, a feira vai contribuir para esse bom resultado esperado, reforçando, dessa maneira, a função exercida em edições anteriores, quando ajudou a reverter os reflexos das crises econômicas pelas quais o Brasil passou”, enfatiza Mamede. “O sucesso do evento ratifica sua relevância como fonte de geração de negócios para os expositores, fomentando a competitividade, o desenvolvimento econômico-financeiro e tecnológico de todo o setor da construção e mineração”, acrescenta.

A 10ª edição da M&T Expo marca o início do acordo de cooperação de longo prazo firmado entre a Sobratema e a Messe München, promotora da bauma, maior feira mundial da área de equipamentos para construção. Com isso, a feira passou a fazer parte da rede bauma e a ser organizada pela Messe Muenchen do Brasil.

Anúncio

Segundo a organização, a mais completa feira do segmento na América Latina surpreendeu ao receber aproximadamente 40 mil visitas durante os quatro dias de evento (26 a 29 de novembro) e pela concretização de muitos negócios e novos contatos. O público visitante foi formado em sua maioria por presidentes, diretores, empresários, gerentes, profissionais e técnicos de empresas compradoras de equipamentos – construtoras, mineradores, locadores -, além de formadores de opinião, representantes de entidades e instituições públicas e privadas e de profissionais da imprensa.

Para Falk Senger, diretor geral da Messe München, o sucesso da primeira edição realizada pela Messe Muenchen do Brasil ressalta a decisão acertada da companhia alemã em investir no mercado brasileiro de feiras na área de construção e infraestrutura. “Ficamos muito impressionados com a parceria dos expositores na realização desse evento, que marca a nossa entrada no país. Além dos lançamentos em equipamentos, tecnologias inteligentes para conectividade, integração, sustentabilidade e acessibilidade, eles participaram ativamente das atrações elaboradas pela equipe do Brasil, tanto em termos de conhecimento, como de inovação e disseminação de conteúdo técnico”.

Senger ainda destaca que a qualidade dos visitantes que passaram pelo pavilhão nos quatro dias evento é um dos grandes motivos para a realização de negócios na M&T Expo neste ano. “Realmente, a feira tem um papel fundamental para o segmento na América Latina, com a presença de diversos países, sendo as cinco nações com maior número de visitantes: Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru”.

Os visitantes puderam conhecer uma grande variedade de soluções tecnológicas em equipamentos, componentes e serviços, que vão contribuir para o dia a dia da operação, resultando em mais produtividade, qualidade, eficiência e sustentabilidade. Entre as novidades estivavam equipamentos para terraplenagem, pavimentação, içamento e movimentação de cargas, asfalto, concreto, britagem, perfuração de rochas, transporte, mineração, formas e escoramentos, motores, material rodante, peças, componentes e serviços.

A M&T Expo 2018 contou com a presença de 800 marcas nacionais e internacionais de 19 países –Alemanha, Canadá, China, Coréia do Sul, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Malásia, Reino Unido, Rússia, Suécia, Suíça, e Turquia.

Atrações da M&T Expo 2018

Para proporcionar uma experiência completa ao visitante, a Messe Muenchen do Brasil criou três novas atrações da feira, que foram elogiadas pelo público visitante.

A Arena de Demonstração apresentou nos quatro dias de evento um show de máquinas ao vivo, que possibilitou aos profissionais conferirem o funcionamento de diversos lançamentos – caçambas, carregadeiras, compactadores de percussão, compressores portáteis, elevadores, escavadeiras, geradores, motoniveladoras, placas vibratórias, plataformas aéreas, retroescavadeiras, rolos compactadores e rompedores – que estavam sendo exibidos pela primeira vez. Participaram desse espaço exclusivo, com 1200 m² de área, treze expositores: BMC Hyundai, John Deere, Kaeser, Link-belt, Manitou, Paladin, Pramac, Rud, Rossetti, SEM, Socage, Weber MT e XCMG.

“Visitar a Área de Demonstração foi muito bom para poder observar o equipamento em plena atividade e ver o quão preciso ele é na execução das tarefas”, opinou o engenheiro civil Humberto Aparecido de Paula Jr. Já para o corretor de seguros de obra, Alberto Garufi, cuja atividade profissional requer o conhecimento que uma demonstração desse tipo pode proporcionar, “é interessante ver eles que os próprios fabricantes estão demonstrando os produtos a céu aberto. A diversidade é grande e demonstra que elas conseguem atender a todas as necessidades, independente do segmento”.

Já na Arena de Conteúdo foi considerado o local do conhecimento da M&T Expo 2018 juntamente com o Summit M&T Expo 2018. Os visitantes assistiram 28 apresentações de cunho mercadológico, proferidas por especialistas de renomadas consultorias do Brasil e do exterior – EY, KPMG, Porsche Consulting, Dal Pozzo Advogados, Instituto OPUS de Capacitação Profissional e VDMA – e palestras técnicas, ministradas por fabricantes e fornecedores da cadeia produtiva – Bomag Marini, Caterpillar, John Deere, Kaeser, Liebherr, Lots Group, Mapear com Drones, Moba do Brasil, Portal do Locador, SSAB, Terex e Trimble.

Por fim, a Arena Smart Construction mostrou o que há de mais moderno em tecnologia e inovação no setor. Entre as soluções a serem apresentadas estiveram drones, sistemas de automação, sistemas de lubrificação, eletrônica e Big Data, soluções de controle de máquinas, sistema de impressão 3D, soluções de segurança para movimentação de carga em equipamentos e inovações para o trabalho colaborativo no setor.

Tradicional evento de conteúdo e conhecimento do mercado de equipamentos para o setor, o Summit M&T Expo 2018 ocorreu no dias 27 e 28 de novembro, com a realização de oito eventos promovidos por renomadas instituições nacionais: Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo), Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto (BlocoBrasil), Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais (Abrafiltros), Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas (Analoc), Comitê Brasileiro de Túneis (CBT), Instituto de Engenharia (IE) e Sindicato Nacional das Empresas de Transportes e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais (Sindipesa).

Foram mais de 300 congressistas, formado por empresários, engenheiros, especialistas, técnicos e profissionais de construtoras, mineradoras, fabricantes de equipamentos, locadores, fornecedores de peças, motores, material rodante e componentes e prestadores de serviços.

A 10ª M&T Expo foi o principal ponto de encontro do setor de equipamentos para construção e mineração na América Latina. A próxima edição está marcada para 2021.