Mudanças da COUROMODA agradam e renovam disposição do setor para 2015

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A renovada proposta de feira que a COUROMODA apresentou ao setor de calçados e acessórios em sua edição 2015 – com novo pavilhão, mais moda, desfiles, exposições e diversos eventos de atualização profissional, além de muito mais conforto e qualidade de serviços – agradou expositores, lojistas e importadores.

Repleta de novidades (entre as quais a mudança para o complexo de exposições Expo Center Norte foi a mais impactante e festejada) a 42ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda reverteu de forma visível os sentimentos de apreensão que o setor vinha apresentando nos últimos meses de 2014, frente às dificuldades econômicas e retração de consumo.

Durante os quatro dias de feira, “crise” foi a palavra que não se ouviu. Motivados com a renovação da feira, com a excelente apresentação dos estandes e com as coleções de moda muito bem desenvolvidas, lojistas vieram de todo o Brasil, determinados a encontrar soluções de mercado.

Foram 84 mil visitas profissionais, correspondentes a cerca de 25 mil visitantes únicos.   Francisco Santos, presidente da COUROMODA, destacou o clima de “virada” do evento. “Trabalhamos muito para entregar ao setor a feira renovada que havíamos prometido quando anunciamos a mudança para o Center Norte. Ficamos imensamente satisfeitos em ver que a indústria e o varejo mais uma vez confiaram no nosso trabalho e souberam identificar em todos os pontos de mudança o estímulo e o impulso para a continuidade e recuperação dos negócios, tanto no mercado doméstico, quanto na exportação”.

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Santos apontou também uma mudança no tempo de permanência dos visitantes na feira. “Além de termos uma visitação muito qualificada, percebemos nesta edição que o tempo que cada visitante dedicou à feira subiu de 2,4 dias para 3 dias, em média”.   Até mesmo a abertura da feira num domingo, fato inédito na história da feira, teve resultados positivos.

O primeiro dia, que estava sendo considerado um “esquenta” para os dias de semana, registrou um bom volume de visitas e foi plenamente aproveitado por lojistas e expositores.

Negócios já movimentam as fábricas

Outra novidade desta edição foi a realização conjunta da São Paulo Prêt-à-Porter, feira de confecções também organizada pelo Grupo Couromoda, fato que deu ao varejo e compradores internacionais a oportunidade de conferir as propostas da indústria da moda de forma ampla e completa: calçados, bolsas, acessórios e vestuário.

Juntas, COUROMODA e SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER totalizaram 850 empresas expositoras apresentando mais de 2.500 coleções, em todos os tipos de produtos, estilos e faixas de preço. Os resultados de vendas foram imediatos, promovendo a retomada das linhas de produção da indústria.

Impulso nas exportações

Embalados pela nova relação real/dólar – que deixa os sapatos brasileiros mais competitivos no exterior – também os importadores marcaram presença na feira. Foram registrados 1.805 compradores internacionais, representando 52 países

Para incentivar a retomada das vendas externas, COUROMODA reforçou o projeto Couromoda Exporter e deu assessoria especial durante a feira a um grupo seleto de 77 compradores,  empresas que representam 8 mil pontos de vendas em vários países. Estes importadores foram selecionados a partir de indicações dos Cônsules Couromoda e dos expositores e do perfil dos mercados-alvo, que incluíram Bolívia, Equador, Colômbia, Paraguai, Peru, Costa Rica, Argentina, El Salvador, Guatemala, Kuwait, México, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Suriname, Estados Unidos e Venezuela.

Já a Abicalçados , Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, investiu no Projeto Comprador VIP, numa ação que teve apoio da Apex-Brasil e deve gerar mais de US$ 1,6 milhão em negócios. A iniciativa trouxe à feira um comprador da Shoe Mart, rede de mais de 130 lojas no Bahrein, Arábia Saudita, Qatar, Omã, Kuwait, Líbano, Iêmen, Jordânia e Egito, considerada uma porta de entrada para a região do Golfo.

Desfiles ampliaram divulgação das marcas

A volta dos desfiles na feira também teve impacto sobre os compradores. A estrutura do Couromoda Fashion Show (com passarela profissional e aberta para a feira, plateia de 240 lugares e todos os desfiles transmitidos em várias telas espalhadas pelo pavilhão) atraíram lojistas, imprensa e formadores de opinião.

Além do desfile de abertura (que substituiu a tradicional cerimônia política de inauguração do evento) e do desfile conceito da marca Jorge Bischoff (recheado de celebridades na passarela, no backstage e na plateia) os visitantes puderam conferir um total de 15 desfiles, dos quais participaram as marcas Beira Rio, Calvest, Cravo & Canela, Francajel, Kildare, Luz da Lua, Loucos & Santos, M. Officer, Malu, Radamés, Ramarim, Usaflex, Werner e West Coast.

Cada vez mais informações para negócios

A ampliação das ações do Fórum Couromoda foi outra medida de grande repercussão. Além do 19º Congresso Brasileiro do Calçado – que aconteceu no sábado, o programa contou de 11 a 14 de janeiro com os Seminários Couromoda, o Fórum de Moda São Paulo Prêt-à-Porter, o Talk Shoe Abicalçados e o Ciclo de Palestras IED, do Istituto Europeo di Design, juntos os eventos registraram um total de 4.500 inscritos. “Uma boa medida de quanto o varejo está interessado em saber mais sobre gestão, marketing e novas ideias de negócios foram os Seminários Couromoda. As duas sessões diárias de palestras no horário da manhã, iniciando às 8h30min, tiveram um público muito positivo, o que nos incentiva a manter e aperfeiçoar ainda mais o setor de informação e capacitação profissional para a próxima COUROMODA”, comentou Jeferson Santos, diretor geral da feira.

Fonte: MKTMix