“Línguas africanas que fazem o Brasil”, é a nova exposição temporária do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, que foi aberta para o público no dia 24 de maio.
Com curadoria do músico e filósofo Tiganá Santana, a mostra destaca as marcas da influência africana na forma como nos expressamos – seja na entonação, no vocabulário, na pronúncia ou na forma de construir o pensamento.
A exposição conta com patrocínio máster da Petrobras, patrocínio da CCR, do Instituto Cultural Vale, e da John Deere Brasil; apoio do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra e da CAIXA.
A mostra Línguas africanas que fazem o Brasil explora linguagens verbais e não-verbais, por meio de experiências audiovisuais, imersivas e sensoriais, para jogar luz na interferência africana no português falado no Brasil.
O visitante descobrirá palavras oriundas de línguas africanas que fazem parte de nosso vocabulário e também entenderá de como forma as culturas da África reverberam em outras manifestações brasileiras, seja na música, na arquitetura e nas festas populares.
A exposição conta com vídeos-instalação da artista visual Aline Motta, esculturas de Rebeca Carapiá, tecidos da designer Goya Lopes e uma obra do multiartista J. Cunha, além de fotografias espalhadas pelo espaço expositivo.
Televisores exibem registros de manifestações culturais afro-brasileiras, e uma sala imersiva e interativa surpreenderá o público com projeções artísticas quando enunciar palavras como axé, afoxé e zumbi.
SERVIÇO
Exposição temporária Línguas africanas que fazem o Brasil
Data: de 24 de maio a janeiro de 2025
Horário: De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
Ingresso: R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia) | Grátis para crianças até 7 anos | Grátis aos sábados
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/90834/
Endereço: Museu da Língua Portuguesa – Acesso pelo Portão A (Praça da Língua, s/nº – Luz – São Paulo)
Imagem de Adenor Gondim – Fotografia “Baianas”