A diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, participou da primeira reunião da Câmara Temática de Regionalização do Turismo, na última semana, no Ministério do Turismo (MTur).
Esta é a primeira vez que a Agência é convidada a participar e a assumir a coordenação de duas câmaras temáticas no âmbito do Conselho Nacional de Turismo:
– A de Promoção Internacional do Turismo, que terá Jaqueline Gil à frente dos trabalhos; e a de Negócios e Eventos, coordenada pelo gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais, Alexandre Nakagawa.
Entre os principais objetivos das Câmaras Temáticas estão:
– Propor ao Conselho Nacional de Turismo agendas prioritárias para debater pautas relacionadas à promoção nacional e internacional do turismo;
– Identificar e propor ações, meios e instrumentos que promovam o ordenamento da atividade turística no país, levando em consideração a sustentabilidade.
Segundo Jaqueline Gil, a partir de agora, os encontros com os membros da câmara serão híbridos, permitindo e considerando, assim, a representatividade de todos e todas nas discussões.
“Além de dar mais agilidade às reuniões, o modelo atual fortalece a democracia, a oportunidade do diálogo, a oportunidade de discutirmos pautas com a sociedade civil organizada e os players que estão no âmbito do Conselho Nacional de Turismo”, pontuou.
Ainda no primeiro encontro da Câmara de Promoção, sob coordenação da Embratur, ficou decidido que a relatoria ficará a cargo da Associação Brasileira de Turismo de Luxo (BLTA), agora também denominada Xodó, por meio da CEO Simone Scorsato.
A próxima reunião da Câmara, que inclui, além de MTur e Embratur, diversos ministérios e atores da sociedade civil, será em junho.
O cronograma de atividades inclui encontros bimestrais, com exceção de reuniões extraordinárias.