Neoenergia se une ao The Town e Rock In Rio em movimento pela descarbonização

Anúncio ABIMAD39

A Neoenergia se uniu aos festivais Rock in Rio​ e The Town, organizados pela Rock World, em uma parceria estratégica que visa promover soluções para descarbonização dos eventos.

A parceria entre as empresas será materializada em ações de conscientização e por meio do desenvolvimento de soluções futuras que possam atenuar o impacto ambiental.

Entre as ações previstas para apoiar a descarbonização nos dois festivais, Neoenergia assumiu o compromisso de investir na busca por soluções energéticas para o futuro dos eventos, começando já em 2024 com o fornecimento de energia limpa para a edição do Rock in Rio.

Os esforços para conscientizar as novas gerações já estarão presentes também na primeira edição do The Town, que acontece no próximo mês de setembro, em São Paulo.

Anúncio

A Neoenergia será apoiadora oficial do evento que reunirá um público de aproximadamente 500 mil pessoas no Autódromo de Interlagos.

A empresa preparou ações sustentáveis para aquele que já é considerado o maior festival de música, cultura e arte da capital paulista.

Como ato simbólico para conscientizar o público, por cada pessoa presente nos festivais Rock in Rio e The Town, a Neoenergia trocará uma lâmpada convencional por uma LED em:

– Escolas, hospitais, instituições sem fins lucrativos e comunidades de baixa renda nas áreas de concessão onde a empresa atua, na distribuição de energia no Brasil.

Pelas estimativas de público, o The Town deve proporcionar a troca de até 500 mil lâmpadas e, o Rock In Rio, 700 mil lâmpadas.

A inciativa integra o Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).  A ideia é utilizar a troca das lâmpadas como como ferramenta de conscientização e educação.

A ação de substituir lâmpadas ineficientes por modelos, que economizam até 40% em relação a uma fluorescente compacta (15W), tem a finalidade de evitar desperdícios de energia.

Ainda: consequentemente, contribuir com sustentabilidade por meio da redução de emissões de gases de efeito estufa.

Ainda como forma de minimizar os impactos provocados pela emissão de CO², a Neoenergia fornecerá postes de iluminação abastecidos por energia solar para o The Town.

Outra iniciativa anunciada são carrinhos elétricos, que serão utilizados pela organização dos festivais em São Paulo e no Rio de Janeiro.

As propostas firmadas com o Rock in Rio/The Town estão em consonância com a atuação e ações desenvolvidas pela Neoenergia em favor da descarbonização.

“Em 2006, começamos a compensar a pegada carbônica do Rock in Rio. Das 22 edições realizadas desde que foi criado, 18 tiveram suas emissões neutralizadas”, afirma Roberta Medina, CBRO da Rock World.

“Já compensamos 420 mil toneladas, por meio de projetos de reflorestamento em Portugal e no Brasil, entre outros”, completa.

Agora, explica Roberta, chegou a hora de dar um passo maior em busca de soluções inovadoras que atendam a indústria como um todo. E a Neoenergia abraçou essa ideia.

TODOS JUNTOS POR UM MUNDO MELHOR

Em um festival que preza pela sustentabilidade nas mais diversas frentes de atuação, a música se converte em um instrumento de conscientização e conexão com o público.

Nesse sentido, a banda baiana Afrocidade, uma das atrações confirmadas no The Town, se apropria do talento e da inspiração para levar uma mensagem em favor de comportamentos mais sustentáveis.

“Criamos um manifesto em forma de canção para falar sobre a importância da sociedade se descarbonizar. Essa é a energia que vamos levar para todos”, contou o vocalista José Macedo.

Além disso, a Afrocidade estará presente em conteúdos das redes digitais da Neoenergia.

SUSTENTABILIDADE NO THE TOWN

O The Town chega a São Paulo com um robusto Plano de Sustentabilidade baseado nos conhecimentos acumulados pela Rock World em mais de 20 anos.

Com vista a reduzir e compensar a pegada carbônica se destacam as campanhas e planos de mobilidade para o público, já adotados pelo Rock in Rio há várias edições e em todos os locais por onde passa.

A iniciativa se consolida em parcerias com empresas de transportes que garantem ao público a possibilidade de ir e voltar do festival em transportes públicos, o que reduz drasticamente a pegada carbônica associada a realização do festival.

O plano de gestão de resíduos potencializa a reciclagem e minimiza emissões.

Os postes de iluminação abastecidos por energia solar e os carrinhos elétricos utilizados pela equipe (ambos fornecidos pela Neoenergia) complementam este planejamento.

“Ao longo desses últimos anos, o Rock In Rio implementou diversas ações nos países por onde passa. O Rock in Rio Escola Solar instalou 760 painéis fotovoltaicos em escolas portuguesas”, lembrou Luis Justo, CEO da Rock World.

Segundo ele, no Rio de Janeiro em apenas duas edições, mesmo dobrando o tamanho do festival, o Rock in Rio reduziu em 62% o consumo de energia.

O festival também já plantou mais de 4 milhões de árvores na Amazônia, o equivalente a captação de carbono na ordem de 600.000 toneladas de CO2 dentre outras iniciativas.