Mais uma vez, a Ásia se consolida como um mercado estratégico para a reciclagem animal brasileira. Isso ficou evidente durante a VIV Asia 2025, realizada em Bangkok, na Tailândia.
O Brazilian Renderers intensificou o diálogo com grandes players do setor e reforçou o compromisso do Brasil com a expansão do comércio internacional.
A feira, que é um dos maiores eventos globais voltados para nutrição e saúde animal, ocorreu entre os dias 12 e 14 de março de 2025.
Com um estande que destacou a excelência do setor, o Brazilian Renderers apresentou a qualidade e o rigor sanitário dos produtos brasileiros a compradores internacionais, fornecedores de insumos, distribuidores e stakeholders da cadeia produtiva global.
Vale reforçar que o projeto é uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Durante a passagem pela Ásia, o Brazilian Renderers e a ABRA participaram de encontros com importantes associações e empresas locais, com apoio da Embaixada do Brasil na Tailândia e da adida agrícola no país, Ana Carolina Lamy, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
As reuniões reforçaram o interesse internacional pelos produtos brasileiros e abriram novas perspectivas para a ampliação do comércio na região.
Uma das primeiras reuniões aconteceu com Somphob Auesongtham, da Thaifeed Meal Association, associação tailandesa que representa os principais fabricantes de rações para animais.
O encontro foi articulado pela adida agrícola do Brasil em Bangkok e teve como objetivo destacar a qualidade dos produtos brasileiros e discutir formas de facilitar o acesso das empresas brasileiras ao mercado tailandês.
O presidente da Câmara de Comércio Exterior da ABRA (CAMEX-ABRA), Charbel Syrio também participou da agenda.
Atualmente, apenas seis empresas brasileiras estão habilitadas a exportar para a Tailândia, e um dos desafios do setor é ampliar essa lista.
A Thaifeed Meal Association se mostrou disposta a colaborar para simplificar processos regulatórios e ajudar a viabilizar o aumento do número de fornecedores do Brasil no país.
Outro momento de destaque na VIV Asia 2025 foi a reunião com o CPF Group, o maior conglomerado da Tailândia na produção de alimentos para consumo humano e animal.
A reunião contou com a presença da adida agrícola Ana Carolina Lamy, e do presidente da Câmara de Comércio Exterior da ABRA (CAMEX-ABRA), Charbel Syrio.
O encontro teve como foco fortalecer o relacionamento entre as empresas brasileiras e a CPF Group, ressaltando os diferenciais da reciclagem animal nacional.
Com forte atuação no setor de nutrição animal e presença global, o CPF Group demonstrou entusiasmo com a possibilidade de ampliar sua relação com os fornecedores brasileiros.
Além das reuniões voltadas à nutrição animal, a agenda do Brazilian Renderers na Ásia incluiu um encontro com a Petfood Industry Association, entidade que representa as principais empresas do setor de alimentos para animais de estimação.
A reunião foi conduzida pela adida agrícola Ana Carolina Lamy, com a presença de Phatthranit Rungsitsathien, representante da associação tailandesa.
Na ocasião, o Brazilian Renderers apresentou o alto rigor sanitário e a excelência dos ingredientes brasileiros para a indústria global de pet food, destacando o potencial do Brasil como um parceiro estratégico para atender à crescente demanda do setor.
O encontro abriu portas para futuras negociações e ampliou o reconhecimento do país como fornecedor confiável e competitivo.