Novo plano estratégico da Veronafiere aposta no fator humano para um desenvolvimento sustentável

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Nos últimos dias, a Veronafiere apresentou aos seus funcionários, colaboradores e sindicatos o “ONE Veronafiere”, seu Plano Estratégico para o desenvolvimento de 2024-2026 do Grupo.

O objetivo é redesenhar as ações com base nas complexidades do contexto geopolítico e, ao mesmo tempo, fortalecer as oportunidades de desenvolvimento tanto no mercado doméstico quanto nos mercados internacionais.

“Já em seu nome, o planejamento se posiciona com o objetivo de unir e integrar todos os ativos industriais do Grupo”, afirma Federico Bricolo, presidente da Veronafiere.

“A Veronafiere tornou-se uma verdadeira marca de promoção do sistema do país no mercado global, e tem como pontos fortes o território em que atua, tanto em relação às instituições que fazem parte de sua composição societária, quanto em relação ao setor empresarial, cujas necessidades deram origem e desenvolveram muitas feiras de sucesso”, completa.

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A prerrogativa única da empresa na Viale del Lavoro é ser proprietária do centro de eventos e de todas as principais feiras em seu portfólio:

– ArtVerona, Enolitech, Fieracavalli, Fieragricola, Marmomac, ModelExpo, Oil&NonOil, Progetto Fuoco, Samoter, SOL, Vinitaly, e muitas outras.

Em outros eventos ela também é organizadora direta (a primeira na Itália nesse campo e a terceira em termos de área de exposição coberta), gerando mais de 90% de suas receitas.

“Com o novo plano estratégico, temos como objetivo valorizar sob uma única liderança todas as empresas do Grupo, desde os estandes até aquelas que atuam no exterior, para criar valor em termos de receita e know-how de mercado relacionado às indústrias que presidimos com as feiras e eventos sob a marca Veronafiere na Itália e no mundo”, explica o CEO do Grupo, Maurizio Danese.

PLANO ESTRATÉGICO 2024-2026

Com base nos ativos distintivos da Veronafiere no mercado de feiras internacional, foram delineadas as linhas de crescimento para os próximos três anos (2024-2026), moldadas em um modelo de negócios que tem o fator humano como chave para o próprio sucesso e ancoradas em quatro pilares:

– Crescimento sustentável do negócio nacional; presença internacional estruturada; desenvolvimento de uma oferta de serviços e estandes completa e competitiva; utilização de dados para apoiar o negócio.

Esses pilares são suportados por ações correspondentes, funcionais para alcançar os objetivos:

– Simplificação da estrutura societária para valorizar as fábricas de produtos; nova estrutura organizacional e investimento em pessoas;

– Investimentos tecnológicos, infraestruturais e eficiência operacional; modelo de negócios guiado por questões ESG (Ambiental, Social e Governança).

Essa última escolha premia a gestão responsável da empresa, prevendo a adoção de práticas para a preservação do meio ambiente e políticas internas atentas à igualdade e inclusão de cada trabalhador.

O desenvolvimento internacional, contemplado no Plano e um dos pilares estratégicos para todo o “made in Italy” e especialmente para o setor de feiras.

Ele concretiza-se para a Veronafiere em dois pontos. O primeiro, através do controle de seus setores de referência, exportando as principais manifestações do Grupo para os mercados mais atraentes e com a presença de coletivas estrangeiras organizadas diretamente nas geografias-alvo.

O segundo, promovendo a presença de operadores, stakeholders e profissionais estrangeiros de alto nível nas feiras na Itália: um esforço contínuo e bidirecional, capaz de garantir circularidade e amplitude às oportunidades de negócios.

“O caminho estrutural de internacionalização iniciado com o Vinitaly representa o ponto de partida”, destaca o CEO Maurizio Danese.

“Uma experiência virtuosa também iniciada com o Marmomac e que acreditamos que possa se estender a outras feiras de destaque, como a Fieracavalli, Fieragricola e Progetto Fuoco”, completa.

Danese relembra que a empresa conta com um portfólio diversificado e extremamente competitivo de feiras, como evidenciado pela presença cada vez mais significativa de expositores e visitantes internacionais.

Ao final do período em 2026, o Plano prevê 5 novas feiras no portfólio e investimentos de mais de 30 milhões de euros em infraestruturas.

Aposta ainda em um aumento de 6 pontos percentuais na margem bruta de gestão característica (de 41% para 47%), uma receita de 151,8 milhões de euros (+40% em relação a 2023) e um Ebitda de 41 milhões (26,8%, em comparação com os 16,4% de 2023).