O número exato de biobancos existentes no mundo é desconhecido. São centenas de instituições que adquirem, armazenam, processam e tornam disponíveis amostras biológicas e dados associados, sejam elas humanas, animais, vegetais ou de microrganismos.
Esses reservatórios guardam informações fundamentais para pesquisa, desenvolvimento tecnológico, tratamentos e avanços na medicina humana e veterinária.
Isso além da produção de alimentos, remediação de ambientes poluídos ou degradados, entre outras inovações. Não à toa, os biobancos têm se desenvolvido muito no Brasil nos últimos anos.
Por isso, a exemplo do que acontece lá fora, a NürnbergMesse Brasil, uma das maiores promotoras de eventos do país, vai realizar o Biobank Brasil Summit.
Ainda em formato piloto, o evento, gratuito e online, será no dia 24 de setembro e reunirá pesquisadores, técnicos, formuladores de políticas públicas e líderes da indústria para abordar estratégias, desafios e soluções para o segmento
“O nosso principal objetivo é impulsionar o progresso científico-tecnológico nacional. Com feiras como FCE Pharma, FCE Cosmetique e Analitica Latin America em nosso portfólio, mantemos um contato muito próximo com as áreas de ciência, desenvolvimento e pesquisa”, diz Nadja Bento, Head de Life Science da NürnberMesse Brasil
“Aproveitamos, então, a nossa rede de conexões para promover esse evento que pode ser apenas o ponto de partida para uma Biobank Week, como já é realizada em várias partes do mundo”, completa.
O Biobank Brasil Summit abordará temas como conservação da biodiversidade, saúde única, agricultura sustentável e desenvolvimento de novas tecnologias. E contará com palestrantes como:
– Renata Parca, especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa; Samuel Paiva, coordenador do Portfólio de Recursos Genéticos da Embrapa, e Manuela da Silva, gerente-geral do Biobanco da Biodiversidade e Saúde da Fiocruz.
O encontro é promovido em parceria com a Bioquallis Consultoria, que presta serviços de consultoria em gestão de recursos biológicos.
“Hoje, aqui no país, fala-se muito sobre o assunto de forma segmentada. O nosso objetivo é abordar o tema transversalmente. Os recursos biológicos podem ajudar a diminuir a dependência de recursos não-renováveis e de mercados tradicionais”, explica Paulo Holanda, diretor da empresa.
“Eles são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da biotecnologia nacional. E acreditamos que, com o debate em torno deles, podemos ajudar nesse processo”, conclui.
SERVIÇO:
Data: 24 de setembro de 2024
Horário: 9 às 18h
Formato: online, gratuito
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento-online/biobank-brasil-summit-2024/2556983?