Mais uma vez no ano fiscal de 2021, a pandemia de coronavírus impactou profundamente a NürnbergMesse. Das 77 feiras planejadas para 2021 em todo o mundo, 51 tiveram que ser canceladas ou adiadas.
O resultado foi que o Grupo NürnbergMesse registrou vendas de cerca de 70 milhões de euros no “ano 2” da pandemia (ano anterior: 110,3 milhões de euros), juntamente com uma perda inferior a 50 milhões de euros (ano anterior: 68,6 milhões de euros).
“Estamos olhando para um ano fiscal de 2021 governado por condições extraordinárias de pandemia. Economias sistemáticas em custos, cronogramas de trabalho reduzidos e adiamentos de investimentos planejados nos permitiram evitar que o resultado líquido se deteriorasse significativamente”, comentou Roland Fleck, CEO da NürnbergMesse.
Em Nuremberg, assim como em todo o mundo, a organizadora teve um recomeço bem-sucedido no outono europeu e a resposta de boas-vindas de seus clientes forneceu uma validação para o modelo de negócios de feiras.
“Ao mesmo tempo, ao expandir com sagacidade as opções digitais, a NürnbergMesse ampliou o alcance de suas feiras. Pela primeira vez nossos formatos digitais geraram dez por cento das vendas totais”, entusiasmou-se o também CEO da NürnbergMesse, Peter Ottmann.
Reinício de outono no Centro de Exposições de Nuremberg
Após cerca de 19 meses sem eventos presenciais e um total de 243 dias durante os quais os eventos foram proibidos, no outono de 2021 vários setores e indústrias desfrutaram de um reinício de feira bem-sucedido: HUBANA, FACHPACK, it- sa, FeuerTrutz, ConSozial e KOMMUNALE, bem como os eventos convidados CONSUMENTA, BIOGAS e RETRO CLASSICS BAVARIA.
REINÍCIO GLOBAL
Expositores e visitantes também tiveram o prazer de se encontrar pessoalmente mais uma vez nas feiras realizadas pelo Grupo NürnbergMesse e suas subsidiárias em todo o mundo.
Vários segmentos das indústrias de alimentação e turismo se reuniram para a FOODTECH e XENIA, realizada pela FORUM SA em Atenas.
A NürnbergMesse Brasil também marcou o reinício em São Paulo com uma série de três feiras no final do ano: FCE Pharma e FCE Cosmetique e PET South America, foram as primeiras feiras que a subsidiária brasileira realizou desde o início da pandemia.
BIOFACH INDIA aconteceu em Nova Delhi. A NürnbergMesse China avançou ainda mais em seu caminho rumo à normalidade; graças ao rastreamento cuidadoso de contatos, esta subsidiária conseguiu continuar seus eventos quase sem pausa.
Em comparação com 2019, A CHINA DIECASTING e a CRAFT BEER CHINA em Xangai conseguiram recuperar os níveis pré-COVID ou até superá-los, em termos de expositores e espaço de exposição.
Perspectivas otimistas para 2022
Um calendário bem preenchido de mais de 100 feiras, conferências inclinam para um otimismo cauteloso para o ano fiscal de 2022, mesmo que o ano tenha começado com adiamentos e cancelamentos.
Haverá inovações de produtos na China em 2022 com o Car Symposium China (22 de abril) e Car Battery China/EVTec, um evento emparelhado com foco no campo de eletromobilidade e programado para o segundo semestre do ano.
Também na China, será realizada pela primeira vez (de 15 a 17 de junho) a edição chinesa da feira internacional de sistemas embarcados.
A NürnbergMesse Italia está planejando a estreia de sua nova feira de produção de placas de circuito impresso, “Focus on PCB”, de 18 a 19 de maio, em Vicenza.
A família de produtos de exposições de revestimentos (cores e tintas) será ampliada com dois novos eventos na Indonésia (21 a 23 de setembro) e em Dubai (16 a 18 de outubro).
Qualquer projeção de vendas significativa para o ano fiscal de 2022 depende de como a situação da infecção se desenvolve em todo o mundo, juntamente com a flexibilização das restrições de viagens internacionais e a disposição dos visitantes de retornar aos eventos pessoalmente em número suficiente.