A NürnbergMesse está comprometida com a sustentabilidade e responsabilidade social há mais de dez anos.
No ano passado, a organizadora desenvolveu uma nova estratégia de sustentabilidade e foi incluída no Código Alemão de Sustentabilidade (DNK) e no “rightandfair”.
Em entrevista para uma revista da organizadora, os CEOs da NürnbergMesse – Roland Fleck e Peter Ottmann – falaram sobre a importância da sustentabilidade para a indústria de feiras.
A NürnbergMesse não está começando do zero no tema da sustentabilidade e alguns objetivos já foram alcançados – tanto como organizadora de feira como gestora de seu centro de convenções em Nurembergue, na Alemanha.
“Como empresa, somos guiados pelos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas e também agimos de acordo”, apontou Ottmann.
Um exemplo é a “ofensiva energética”, lançada há 10 anos, para economizar eletricidade e energia de aquecimento. Atualmente são economizados cerca de 350.000 quilowatts-hora de eletricidade por ano.
Outro está especialmente no tema da construção sustentável, como os pavilhões 3A e 3C, projetados por Zaha Hadid Architects. No seu desenvolvimento e construção, foram atribuídos uma enorme importância à sustentabilidade e acessibilidade.
Hoje eles contam com o selo máximo do Conselho Alemão de Construção Sustentável (DGNB) – platina.
“E em breve nosso compromisso com a sustentabilidade também será evidente nos telhados de nossos pavilhões, que equiparemos com energia fotovoltaica para nossa própria infraestrutura de usina de energia renovável a partir de 2023”, completou Fleck.
Muitas das feiras da organizadora, em todo o mundo, são plataformas para tecnologias sustentáveis. E a meta é expandir isso ainda mais.
“Operacionalmente, também estabelecemos metas para nós mesmos: queremos economizar ainda mais energia e água e reduzir o desperdício. Central é o fornecimento de energia neutra para o clima da empresa até 2028”, adiantou Ottmann.
Fleck acrescentou que seus clientes encontrarão ofertas sustentáveis em toda a sua participação na feira – desde conceitos de estandes de exposição reutilizáveis, passando por eletricidade 100% verde seu centro de eventos, a até alimentos de cultivo regional na área de alimentação.
Desde agosto a NürnbergMesse está listada no fairpflichtet.de (“rightandfair”), o código de sustentabilidade para a indústria de eventos.
“Estamos satisfeitos com o reconhecimento das iniciativas de sustentabilidade que já lançamos. Este é um forte sinal para nossos clientes de que, quando trabalham conosco, também estão agindo de forma responsável e de olho no futuro!”, finalizou Fleck.
AÇÕES TAMBÉM NO BRASIL
Em solo nacional a NürnbergMesse Brasil firmou uma parceria com a USET para a utilização em seus eventos de estandes sustentáveis e reutilizáveis, com índices de geração de lixo quase zero.
A proposta é evitar ao máximo o desperdício. Estimativas do setor apontam que até 70% dos materiais usados nos estandes tradicionais são descartados após as feiras.
Considerando que geralmente vários eventos são realizados simultaneamente num mesmo espaço e num curto intervalo de tempo, é possível imaginar o volume dos resíduos produzidos e a importância de deixar o segmento mais “verde”.
Os novos estandes ecológicos são montados em módulos. Blocos já pré-fabricados que assumem diversos formatos e tamanhos, dependendo do projeto e da proposta do expositor, e que são diferenciados pela decoração.
O estande sustentável pode oferecer espaço para sala de reunião, bar, lounge, escada e até elevador, além de áreas internas de exposição e de holografia.
Conheça mais sobre esta ação em https://portalradar.com.br/nurnbergmesse-brasil-quer-eliminar-emissao-de-lixo-das-montagens-de-feiras-e-congressos/
Crédito da imagem: NürnbergMesse / Heiko steel