O desafio das empresas em alinhar seus negócios à agenda ESG

Anúncio

Acreditar no discurso ambiental de uma empresa pode ser um desafio, pois muitas organizações podem exagerar ou até mesmo falsificar suas práticas ambientais.

A fim de garantir a autenticidade do discurso ambiental de uma empresa, é importante procurar por certificações reconhecidas no mercado, como ISO 14001, LEED e FSC.

Essas certificações são emitidas por organizações independentes e reconhecidas internacionalmente, que realizam auditorias rigorosas para verificar se as práticas ambientais da empresa estão em conformidade com os padrões estabelecidos. 

Além disso, é importante observar a transparência da empresa em relação às suas práticas e o impacto ambiental de suas atividades.

Anúncio

Empresas comprometidas com a sustentabilidade tendem a ser mais transparentes e compartilhar informações sobre suas práticas ambientais em relatórios de sustentabilidade ou em seus sites.

Apesar da maior atenção e incentivos de capital em torno da sustentabilidade corporativa, o desenvolvimento de padrões de relatórios de sustentabilidade e sistemas de monitoramento tem progredido em um ritmo lento.

Como resultado, as empresas têm incentivos desalinhados para deliberada ou seletivamente comunicar informações que não correspondem aos impactos ambientais reais ou fazer promessas amplamente infundadas em torno de ambições futuras.

Esses incidentes são amplamente chamados de “lavagem verde”  Greenwashing, mas não há um consenso claro sobre sua definição e taxonomia.

Prestamos atenção especial à ameaça de lavagem verde em relação às reduções de emissão de carbono ao cunhar um novo termo, Carbonwashing: “lavagem de carbono”.

As empresas se envolvem em vários esforços de descarbonização, tanto regional quanto globalmente, mas a maioria deles não foi totalmente incorporada às atuais estruturas de relatórios de carbono ou estratégias de avaliação alinhadas ao clima.

Esses critérios de impacto incompletos não estão fornecendo incentivos adequados para as empresas alinharem seus dispêndios de capital (CAPEX) e despesas operacionais (OPEX) com objetivos de crescimento sustentável de longo prazo ou se tornarem ativas além de suas próprias atividades de negócios.

Conforme evidenciado pelas muitas estruturas, a avaliação do desempenho corporativo do carbono constitui um empreendimento complexo. 

Devido à ausência de processos de validação rigorosos, os incentivos para buscar estratégias de “baixo risco/alto retorno” relacionadas à desinformação não diminuíram substancialmente.

A lavagem do carbono representa uma falha de divulgação sistêmica em nível de mercado e externalidade negativa que impacta empresas, partes interessadas e a sociedade em geral de maneiras materialmente significativas”, afirma Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade.

Os dados de carbono baseados principalmente em antecipação de impacto teórico em oposição a reduções de carbono concretas tornariam a modelagem de vias de transição alinhadas por Paris altamente não confiáveis.

Tenha certeza das informações dos seus relatórios de ESG, conte com a Eccaplan para efetuar uma avaliação com a segurança e rastreabilidade necessária.

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, desenvolveu os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, Programa de Gestão de Resíduos Sou Resíduo Zero, Programa Evento Neutro, CO2 Neutro e o Frete Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de empresas, produtos, shows, feiras, eventos corporativos, entre outros.

Todos esses projetos apoiam Projetos Ambientais e Sociais, certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de Kyoto.

O Evento Neutro é um programa voluntário de responsabilidade socioambiental para organizações conscientes sobre o problema das mudanças climáticas. É uma opção para tornar seu evento mais sustentável.

Dessa forma, o evento recebe o Selo Evento Neutro, que comprova a neutralização de carbono realizada indicando a quantidade de emissão de carbono gerada e a rastreabilidade do projeto ambiental incentivado.

Saiba mais sobre ações sustentáveis em evento: Ações Sustentáveis para Eventos (eccaplan.com.br).

Como ocorre a compensação

Através do sistema de projeto certificado Verified Carbon Standard você neutraliza o CO₂ produzido pelo seu evento.

Todos os projetos registrados na plataforma Carbon Fair seguem os padrões Verra – VCS e CFS – Carbon Fair Standard, e são certificados e verificados por empresas e institutos de pesquisa reconhecidos nacional e internacionalmente. 

Além disso, trabalhamos também com projetos passíveis de verificação ou já verificados pelos seguintes padrões do mercado de carbono: American Carbon Registry (ACR), Climate, Community and Biodiversity (CCB), Gold Standard (GS), Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), Social Carbon (SC) e Verified Carbon Standard (VCS).