Esta semana tivemos a celebração do Dia do Orgulho LGBTQIA+ no Brasil. Entre tantos outros acontecimentos mais do que nunca provou-se a força da comunicação e que só acontece com a força do dinheiro das Marcas.
Programas, comerciais de TV, e outros projetos incríveis trouxeram reflexões , dados e depoimentos das consequências do preconceito, especialmente a violência. Precisamos lidar com as questões, para em seguida tratá-las, como adultos.
Uma outra boa notícia trouxe o dado que no primeiro trimestre de 2021 houve um aumento de 197% de negros e pardos entre os estagiários admitidos, segundo pesquisa da Companhia de Estágios , em relação a 2020. Sem dúvida os esforços das marcas e da comunicação em normalizar essa presença tem contribuído com estes dados.
Mas um dos destaques dessa semana foi a campanha promovida pelo @SleepingGiants diante de um discurso promovido por um apresentador de TV que abusou do sensacionalismo e proferiu absurdos contra Homossexuais , tais como “pena que não pode matar um filho gay”, entre outras ofensas desumanas.
Este programa tem muitos patrocinadores e marcas representativas no mercado. Então, a campanha #DesmonetizaSikera entrou no ar com força e ao menos até onde soube, ao menos 2 marcas já haviam se retirado do projeto por supostamente não pactuar com este comportamento que aliás, é ilegal.
Outro exemplo é que está acontecendo uma gravação de campanha para uma empresa de serviços e produtos odontológicos que se recusou a incluir a linha de pagamentos para Testagem de equipes e atores, só por economia.
Absurdo é pouco, considerando que em média 10% a 12% da população apenas está completamente vacinada contra a Covid-19 e é um ambiente que reúne muitas pessoas para que o projeto aconteça e é regra da Ancine e dos sindicatos da área seguindo normas protocolares de saúde.
Recentemente também o mercado discutiu as bases de relações com agências de live marketing e propaganda e concorrências sem sentido, que só geram custos altíssimos na cadeia, sejam financeiros ou humanos, que cabe incluir aqui como exemplo.
Fica claro o poder das MARCAS e EMPRESAS em conseguir mexer os ponteiros a favor de causas importantes, seja por preceitos de ESG (políticas ambientais, sociais e governança) ou ainda por posicionamento. Então é MUITO importante este chamamento para analisar onde a comunicação delas está fazendo investimentos e em que formato.
É muito vergonhoso uma marca que eu amo por exemplo fazer parte de um absurdo como estes negativos narrados acima, mesmo que a liderança concorde (o que é agressivamente pior, considerando que são influenciadores importantes) e não se posicione a respeito. Já deixei de comprar algumas marcas e até deixei de trabalhar com algumas por conta disso, infelizmente.
Portanto faço um pedido a agências e marcas que prestem atenção aos parceiros que promovem investimentos, sejam os de desenvolvimento como propaganda e live marketing, sejam os de execução de ativação como patrocínios em programas e projetos.
Há muitos mecanismos de checagem técnica, pesquisas, analytics e outras formas de entender onde se aplica o dinheiro e não só a audiência bruta ou porque é um relacionamento do patrão (sim, sabemos que é preciso passar por isso às vezes).
Espero seguir sentindo orgulho do que a Comunicação é capaz de promover no mundo com sua contribuição em gerar empregos, promover uma vida melhor, introduzir novos hábitos de saúde e higiene entre tantas outras positivas, ainda em maioria.
Para mais textos: portalradar/blogs e www.abrindooolhar.com.br