Profissionais da indústria de feiras e eventos em todo o mundo trouxeram um número recorde para a terceira edição do Global Exhibitions Day (GED) nesta semana. Isso não só destacou o papel da indústria como impulsionadora do crescimento econômico, mas também estabeleceu o GED 2018 como o maior dia de defesa do setor até agora, informou a UFI – The Global Association of the Exhibition Industry.
O GED deste ano concentrou-se em duas áreas principais: em primeiro lugar, defender as questões da indústria com políticos e partes interessadas e, em segundo lugar, em encontrar novas formas de se conectar com os jovens para atrair os talentos para a indústria de feiras.
No final do dia, a equipe da UFI em Paris registrou atividades dos principais organizadores, locais e provedores de serviços em 85 países e regiões de todo o mundo. O sucesso deste ano baseia-se nos resultados impressionantes da campanha de 2017, que já estabeleceu um recorde para a defesa do setor.
“Em todo o mundo, nossa indústria se levantou para ser notada – e conseguimos! Estou particularmente satisfeito por ver o apoio proeminente de ministros em governos nacionais que compartilharam sua compreensão de como são importantes as exposições e eventos de negócios para suas economias e cidadãos”, comemorou Corrado Peraboni, presidente da UFI.
O GED reuniu um amplo conjunto de atividades presenciais e on-line, promovendo as feiras como plataformas de negócios, bem como destacando oportunidades para desenvolvimento de carreira e negócios.
“Mais uma vez foi absolutamente incrível ver nossa indústria unida por essa causa. Embora toda a equipe da UFI, em todo o mundo, precise dormir um pouco agora, foi um grande prazer apoiar a comunidade global da indústria de feiras de exposições dessa maneira”, afirma Kai Hattendorf, diretor-geral / CEO da UFI. “Quando iniciamos o GED em 2016 fomos encorajados pelo forte apoio que recebemos. Agora, apenas dois anos depois, o GED ajudou todos nós a fazer uma diferença real na obtenção de reconhecimento tangível para nossa indústria. Um grande obrigado a todos que participaram das atividades do GED”, completa.
A análise preliminar dos dados mostra que apenas ontem (06/06), dia do GED, as iniciativas conjuntas da indústria atingiram um número recorde de pessoas em todo o mundo. Nas redes sociais, mais de 4 milhões de contas individuais do Twitter foram alcançadas através de mensagens usando a hashtag #ged18. Um aumento de, pelo menos, 30% em relação ao ano passado.
Aqui estão alguns exemplos das muitas atividades que focalizaram a educação e o networking em todo o mundo (Uma lista completa está disponível em www.globalexhibitionsday.org ):
• Na Austrália, o ministro australiano do Comércio, Turismo e Investimento endossou o GED em uma mensagem de vídeo para a indústria. A EEAA também organizou o “2018 Global Exhibitions Day” e o “Jantar do Fórum de Líderes” e lançou uma campanha de aquisição de talentos chamada “Uma Carreira para a Vida”.
• Na Ásia, as atividades foram relatadas em muitos locais na China, enquanto na Tailândia, o TCEB realizou um “Fórum da Indústria de Exposições” com foco no tema da mudança. Na Índia, a IEIA supervisionou as festividades em Nova Delhi, Mumbai, Greater Noida, Hyderabad e Jaipur. Reuniões foram organizadas com ministros e funcionários do governo de vários estados para aumentar a conscientização sobre a importância da indústria da exposição. Por último, mas não menos importante, o “IEIA Youth CONNECT” utilizou sessões interativas para chegar aos estudantes dos institutos de gestão de eventos / eventos MICE, encorajando-os a seguir uma carreira na indústria de exposições.
• Na África, a AAXO organizou a primeira edição dos “Jogos de Exibição”, com 44 participantes participando deste concurso amigável. A associação também organizou uma conversa aberta entre organizadores e fornecedores para tratar de questões do setor.
• Na Europa, a AUMA da Alemanha compartilhou as descobertas da pesquisa nacional, apoiada pelos dados mais recentes, para demonstrar o quão importante é a indústria de exposições para a economia alemã. A AEFI da Itália organizou um evento de defesa do governo em Roma. Na Espanha, a AFE agendou reuniões governamentais e o IFEMA realizou um dia aberto, oferecendo uma visita guiada às suas instalações com um convite especial para os alunos. Na Rússia, o RUEF organizou a sétima conferência da indústria de exposições russas em Moscou. A EXPOCENTRE Moscou montou uma exposição de pôsteres de exposições antigas na estação de metrô Vystavochnaya (exposição). Na França, a UNIMEV sediou o terceiro “Dia Anual de Exposições Globais em Paris”. Além disso, jovens profissionais da indústria, de muitos países, falaram sobre suas carreiras e motivação para trabalhar na indústria de exposições.
• No Oriente Médio, o Centro de Exposições e Convenções de Doha (DECC) ajustou a iluminação de seus poços solares para refletir o nome do evento (“GED18”), criando um visual único ao longo da semana. O grupo ADNEC, baseado em Abu Dhabi, reuniu e conectou funcionários em seus diferentes locais de todo o mundo, demonstrando assim sua conectividade.
• Na América do Norte, a IAEE convidou seus membros para viajar a Washington DC para um dia de conversas de advocacy com parlamentares e seus funcionários. Tanto a Freeman quanto a GES, sediada nos EUA, organizaram atividades globais mostrando a ampla gama de atividades de carreira do setor.
• Na América Latina, a Corferias (Colômbia) está atualmente na liderança do #GEDNumberChallenge global – reunindo 510 profissionais do setor em uma imagem direcionada ao GED. Os membros da AMPROFEC organizaram eventos em todo o país no México.
Além disso, este ano viu-se um enorme aumento no número de vídeos postados online. Muitos jovens colegas da indústria em todo o mundo participaram da campanha “Siga-me” e compartilharam seus ambientes de trabalho nas redes sociais, mostrando o quão atraente e multifacetada é nossa indústria. Os players globais Reed, UBM, Comexposium e GES (para citar apenas alguns) foram particularmente ativos nesta área.
Mais detalhes sobre as atividades do GED que aconteceram em todo o mundo estão disponíveis em www.globalexhibitionsday.org.
No site, todos os participantes do GED podem gravar suas atividades específicas em um banco de dados dedicado. “Pedimos a todos que compartilhem suas atividades com a comunidade global para ajudar a estabelecer as melhores práticas”, diz Christian Druart, da equipe do projeto GED da UFI.
GED Awards reconhece as melhores iniciativas deste ano
Nas próximas semanas, a Exhibition World, parceira de mídia da UFI, juntamente com a equipe da UFI, analisará todas as atividades GED reportadas e selecionará exemplos de práticas recomendadas a serem compartilhadas com o restante do setor. Os vencedores receberão o “Prêmio GED” nas cinco categorias a seguir: Atividade mais criativa, Atividade on-line de perfil mais alto, Atividade física de maior escala, Prêmio Impacto na indústria e o Prêmio de promoção de talentos.
O Global Exhibitions Day sempre acontece na primeira quarta-feira de junho. O GED 2019 está, portanto, programado para 5 de junho de 2019.
Associações parceiras no GED
As 41 associações parceiras do GED sob o guarda-chuva da UFI são:
AAXO (África do Sul), AEFI (Itália), AEO (Reino Unido), AFE (Espanha), AFECA (Ásia), AFIDA (América Central e do Sul), AMPROFEC (México). AOCA (Argentina), AUMA (Alemanha), CAEM (Canadá), CEFA (Europa Central), CENTREX (Europa Central), CFI (Itália), EEAA (Australásia), EEIA (UE), EFU (Ucrânia), EMECA (Europa ), EXSA (África do Sul), FAIRLINK (Suécia), FAMAB (Alemanha), HKECIA (Hong Kong), IAEE (EUA), IDFA (Alemanha), IECA (Indonésia), IEIA (Índia), IELA (Global), IFES (Global), LECA (Líbano), MACEOS (Malásia), MFTA (Macau), PCEI (Polônia), RUEF (Rússia), SACEOS / SECB (Cingapura), Associação das Indústrias de Convenções e Exposições de Xangai (China), SISO (EUA) ), TEA (Tailândia), TECA (Taiwan), TFOA (Turquia), UBRAFE (Brasil) e UNIMEV (França).
Fonte: UFI