POR SANDRO ABREU
A pandemia deixou um impacto muito grande na economia e na estrutura das organizadoras de feiras. Agora nesse processo de retomada, surge mais do que nunca uma necessidade de reinvenção.
O momento de pensar e fazer mudanças é agora. Momento de deixar o passado para trás e abrir as portas para uma era mais promissora.
E essa mudança pode se iniciar com um Rebranding da marca. O Rebranding, como já fizeram algumas das maiores marcas do mundo, é a melhor forma de reposicionamento e crescimento.
O Rebranding é a reinvenção da marca para mudar a forma de se apresentar, se comunicar e a maneira que se é percebido pelos clientes.
Esse processo vai muito além de uma mudança de cores ou logotipo. É uma análise do perfil do consumidor, avaliando seu comportamento e detalhes que ajudem a formar a nova identidade da marca.
Esse processo é importantíssimo de ser feito porque o comportamento dos consumidores muda, as tendências do mercado se alteram rapidamente, as inovações em tecnologia são constantes e ainda o surgimento de novos concorrentes ou o reposicionamento de mercado de outros, podem fazer com que uma marca fique ultrapassada.
Portanto, para acompanhar as mudanças, é preciso se reinventar e trazer uma identidade nova, que consiga comunicar valores refletindo a humanização e a proximidade com os visitantes. Transmitir a mensagem de que a marca não está parada no tempo.
O mercado de Feiras é muito dinâmico, ano a ano muita inovação e mudanças acontecem nos segmentos de mercado que as Feiras representam.
São centenas de expositores, cada um com suas estratégias, objetivos, necessidades buscando milhões de consumidores que se adequam rapidamente a mudanças de comportamento.
Uma Feira de cara nova, mais moderna e com uma comunicação que reflita os desejos do consumidor é um primeiro caminho para uma retomada do crescimento.
Marca, design, arquitetura, decoração, publicidade, experiência, transmitem emoções e criam desejo e valorização para a Feira.
*Sandro Abreu é Sócio e Diretor de Criação na Sauer Design, Publicidade e Branding