Precisamos repensar.
Reorganizar.
E agir.
Segundo a Abrape, os eventos e o hub setorial representam 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, gerando um faturamento anual de R$ 291,1 bilhões. Dentro do hub setorial, há um envolvimento de 6,6 milhões de pessoas, com uma massa salarial que ultrapassa R$ 71 bilhões, contribuindo para a criação de 3.205.550 empregos, o que equivale a 6,6% do total gerado no país.
O setor de eventos experimentou um aumento significativo de 46,6% e afirmou-se como o principal motor de geração de empregos no país em 2023.
Segundo o relatório ICCA 2022 (International Congress and Convention Association), o Brasil está entre os 25 países com maior potencial para eventos, ocupando o primeiro lugar na América Latina. Diariamente, o país sedia centenas de encontros, congressos, apresentações e convenções, reunindo milhões de pessoas, o que intensifica os impactos ambientais, sejam eles favoráveis ou desfavoráveis. Diante dessa realidade, é fundamental abordar a questão da sustentabilidade nesse setor.
Um evento sustentável não apenas busca reduzir seus impactos ambientais, sociais e econômicos, mas também serve como uma plataforma de conscientização. Ao proporcionar uma imersão aos participantes, eles se tornam mais receptivos a novas experiências e informações, possibilitando a introdução e o estímulo a práticas transformadoras.
Por exemplo, um dos desafios significativos dos grandes eventos é a geração de uma quantidade expressiva de resíduos, o que torna ainda mais crucial a questão da sua adequada destinação.
Enfrentando desafios rapidamente
Estamos a ficar sem tempo para resolver ameaças existenciais como a pobreza, a fome e as alterações climáticas. Precisamos de decisões corajosas e soluções em grande escala.
A Conferência de Sustentabilidade de Hamburgo desafia as barreiras à implementação dos ODS, ao mesmo tempo que impulsiona a dinâmica com uma abordagem sistémica para responder a questões como:
Como podem as cadeias de valor tornar-se amigas do clima e criar mais valor para as economias emergentes e os países em desenvolvimento? Como libertar o enorme potencial do setor privado para alcançar os ODS? E como podemos ajudar os pioneiros da sustentabilidade de hoje a estabelecer os padrões de amanhã?
O que são Negócios Sustentáveis?
Encontramo-nos confrontados com o desafio mais crítico sob a forma das crises climática e ecológica, e as ações que tomarmos agora terão repercussões significativas nas gerações vindouras.
Construir um futuro mais sustentável exige que as empresas trabalhem juntas. O Festival de Negócios Sustentáveis oferece uma plataforma para você descobrir as organizações líderes, expandir seu conhecimento e fazer conexões valiosas.
Juntos, podemos criar mudanças comportamentais duradouras e preparar o caminho para um futuro mais sustentável.
A Eccaplan Soluções Sustentáveis reconhece os benefícios significativos que as ações sustentáveis oferecem às empresas. Investir em práticas sustentáveis não apenas promove a preservação do meio ambiente, mas também traz vantagens financeiras e reputacionais para as organizações.
Ao adotar medidas ecologicamente corretas, como a redução do consumo de energia, o uso de materiais recicláveis e a implementação de processos de produção limpos, as empresas podem reduzir custos operacionais a longo prazo, aumentar a eficiência e melhorar a competitividade no mercado.
Além disso, a adoção de uma abordagem sustentável fortalece a imagem da empresa, aumenta a lealdade dos clientes e atrai investidores comprometidos com a responsabilidade social corporativa.
As ações sustentáveis não só beneficiam o planeta, mas também impulsionam o sucesso e a sustentabilidade a longo prazo das empresas.
A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade
A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Inventários de emissões e iniciativas de compensação de Gases de Efeito Estufa.
Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro para eventos, feiras e festivais, para e-commerces e logística, o Programa Frete Neutro, e o selo CO2 Neutro, com a compensação de carbono para empresas junto com o Carbon Fair a primeira plataforma de gestão e negociação de créditos de carbono, auxiliando empresas a atingirem suas metas e compromissos ambientais.
Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros. Somos uma Startup de impacto sócio ambiental que trabalha com inovações sustentáveis, uma consultoria em mudanças climáticas, buscando simplificar o Mercado de Carbono.
Buscamos apoiar projetos socioambientais certificados por Institutos de Pesquisa Brasileiros e empresas reconhecidas.
Nossa missão começou em 2008, com a primeira plataforma de registro de créditos de carbono brasileira, e hoje com a Carbon Fair, lançamos a primeira plataforma de negociação de créditos de carbono voluntários e socialmente justos utilizada para conectar de forma transparente, simples e efetiva projetos socioambientais, empresas e pessoas.