Observatório de Turismo e Eventos de São Paulo é referência em estatísticas

Anúncio ABIMAD39

Seminário em Brasília com participação do coordenador do Observatório 

Criado há 10 anos para medir o impacto dos eventos e monitorar o turismo na cidade, o Observatório de Turismo e Eventos, um núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris), vem ganhando reconhecimento e alcançando novos voos.

Esta semana, o núcleo participou de dois eventos ligados à disseminação de estatísticas, um em São Paulo e outro em Brasília. O coordenador do Observatório, Fábio Montanheiro, esteve no Primeiro Técnico do Plano Nacional Estratégico do Turismo, em Brasília, que tem como objetivo definir diretrizes estratégicas a serem seguidas no processo de produção, armazenamento e disseminação de estatísticas sobre a atividade turística no Brasil.

“Estamos muito felizes com a importância que o assunto está ganhando. Dezenas de secretarias de turismo, prefeituras e governos estaduais estão investindo em pesquisa e monitoramento e muitas delas, inclusive, procuraram o nosso Observatório para conversar sobre o modelo que utilizamos para implantação”, afirma Fábio.

Anúncio

Em São Paulo, a analista técnica do núcleo Andrezza Serra, ministrou palestra no Salão São Paulo de Turismo, realizado no Centro de Eventos São Luis. O tema do encontro foi: Observatório de Turismo e o Planejamento Estratégico dos Destinos. “Nosso objetivo é disseminar a ideia de que só é possível planejar sobre aquilo que conhecemos. É muito importante medir os resultados e analisar o mercado para conhecer melhor nossas fraquezas e potencialidades e, com isso, alavancar o desenvolvimento de um destino”, disse Andrezza.

O destino São Paulo, por meio do Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, já ganhou duas vezes – em 2010 e 2014 – o prêmio de melhor monitoramento no Índice de Competitividade do Turismo Nacional do Ministério do Turismo.

Referência em pesquisas no setor, o núcleo recebe mais 20 visitas anuais de outros órgãos de turismo que vem para fazer benchmarking e saber como desenvolve pesquisas, analisa tendências e monta relatórios.

O departamento ainda realiza diversas palestras em eventos mostrando a importância do monitoramento e da análise de dados para a estratégia de um destino ou de uma companhia.

 

 

Fonte: SPTuris