Referência na promoção de eventos na região da Vila Madalena, em São Paulo, a Octo Produções se reinventou durante a pandemia de Covid-19, que levou a sociedade ao isolamento social.
Diretamente afetada, assim como todo o segmento de eventos no mundo, a empresa criou um novo modelo de negócio para manter os funcionários contratados e conseguir permanecer em operação. “O meu negócio sempre foi reunir pessoas para momentos especiais. De repente veio a pandemia e proibiu aglomeração de pessoas”, comenta o empresário Luiz Fernando Magalhães.
Em um primeiro momento, o fundador da empresa, com faturamento de R$ 2,4 milhões em 2019, e que se orgulha de já ter promovido mais de 7 mil festas, para mais de meio milhão de pessoas, conta que ficou “em choque”, sem saber como reagir. Os nove funcionários foram orientados a ficar em casa enquanto ele renegociava com fornecedores, incluindo aluguel dos espaços onde funcionam a Casa Octo e o Octo Street, e tentava redesenhar o negócio, até que surgiu a ideia dos kits de happy hour para empresas.
“Agora, reunimos pessoas a distância, é um paradoxo. Percebemos que havia um espaço no mercado para as cestas com tudo o que é necessário para uma boa festa: taças, bebidas como gin, vodka, vinho e cervejas artesanais, receitas de drinks, comida salgada de qualidade e doces para fechar a celebração”, conta.
Com 22 anos de experiência no ramo, o empresário, que chegou a ter sete casas de eventos na região da Vila Madalena, primeiro testou a nova proposta com pessoas próximas, empresários acostumados a contratar festas na Octo. “A repercussão foi muito positiva e decidimos colocar a ideia para funcionar”, diz Magalhães.
A primeira experiência foi no Dia dos Namorados e, em uma semana, 12 eventos foram contratados, com mais de 150 kits vendidos. “Estávamos com receita zero desde o fechamento das atividades. Foi uma solução que nos dará fôlego para chegar ao final do ano, e será mantido depois, porque muitas empresas devem continuar em esquema de home office”, prevê.
Kits
O empresário explica que os kits podem ser montados de acordo com o perfil de cada cliente. O mais procurado até agora é o gin, que vem acompanhado de uma receita com especiarias, petiscos congelados que permitem um preparo rápido no forno e doces. “Essa personalização dos produtos teve uma rápida aderência, porque permite a uma empresa incluir nos kits itens de primeira linha, mas que se adaptam ao orçamento, demonstrando aos funcionários que, mesmo distantes, eles estão conectados”, diz. A meta da Octo é chegar ao fim do ano com mil kits entregues por mês.