Organizar um evento ou festival de forma segura na era COVID-19 não é fácil, mas o governo de Ontário (Canadá) anunciou um investimento de US $ 9 milhões para ajudar a tornar a tarefa um pouco mais tranquila para os municípios e organizadores de eventos.
A Ministra do Patrimônio, Esporte, Turismo e Indústrias da Cultura, Lisa MacLeod, anunciou o novo financiamento no Ontario Place na última semana.
Ela disse que será usado para manter os requisitos de segurança pública durante programas inovadores, como eventos virtuais do Dia da Memória, desfiles de feriados reversos com carros alegóricos estáticos drive-by, shows de música drive-in e filmes, iluminações de árvores no Natal e Ano Novo.
“A COVID-19 teve um impacto devastador e sem precedentes em nossos festivais e eventos. Este importante investimento por meio do novo Programa de Eventos e Festival Reconnect continuará a apoiar os habitantes de Ontário enquanto eles se reconectam e experimentam tudo que suas comunidades locais têm a oferecer”, disse MacLeod em um comunicado.
O novo programa do governo chega logo após o anúncio de que o Christmas Market seria cancelado pela primeira vez em 11 anos por questões de segurança, bem como a notícia de que o Desfile do Papai Noel será virtual este ano.
O novo financiamento do “Programa Reconnect Festival and Events” pode ser usado para despesas elegíveis que vão desde a programação e produção, a promoção, para aplicativos móveis e desenvolvimento de website, para a implementação de medidas de saúde e segurança.
Qualquer pessoa interessada em planejar um evento amigável para o COVID-19 pode se inscrever para o financiamento de 8 de outubro a 1 de dezembro, embora ele seja aberto apenas para organizadores com um orçamento operacional mínimo de $ 50.000 e capacidade para acomodar com segurança um grande número de residentes.