Foi assinada nesta semana a escritura de constituição da IT-EX, a nova associação das feiras internacionais italianas, criada com o objetivo de “apoiar a internacionalização e promover o sistema de feiras italiano”.
Patrocinada pela Fondazione Fiera Milano, membro fundador, e composta por 14 membros fundadores, a IT-EX representa eventos de relevância internacional.
São eventos capazes de gerar mais de 40 bilhões de euros em negócios, com 700 mil visitantes estrangeiros e 27 mil empresas expositoras, bem como atrair 67% dos expositores e 53% dos visitantes do exterior.
“A Associação tem como objetivo destacar a importância das feiras internacionais como ativo fundamental para as empresas e deve desempenhar um papel central na definição de uma estratégia de desenvolvimento e política industrial em um cenário global complexo e mutável”, afirmou o presidente, Antonio Intiglietta.
Atualmente, os membros incluem Aimpes Servizi, Anci Servizi, Assomac Servizi, Ceu (Centro exposizioni Ucimu), Eicma, Federlegno Arredo Eventi, Fiera Milano Spa, Gefi, Ies, Lineapelle Srl, Mifur, Proposte, RX Italy e Sitex.
No entanto, a associação está aberta à participação de outros players de nível internacional, uma vez que seu objetivo é “unir e dar voz aos organizadores e aos espaços de exposição exclusivamente de nível internacional”, conforme declarado no comunicado de lançamento.
A associação lidará com a política industrial do setor, promovendo a interlocução unificada com instituições e agências responsáveis pela estratégia nacional de promoção de exportações, além de colaborar com as principais organizações associativas de feiras europeias e mundiais.
A IT-EX visa atender à vocação internacional da indústria italiana, protegendo-a com uma política industrial que favoreça as exportações e demande uma presença em feiras internacionais, desenvolvendo-se em três direções:
– Estratégias para atrair mais expositores e visitantes estrangeiros; organização direta de feiras italianas no exterior; oferta de espaços de exposição e serviços com padrões de qualidade elevados.
“Os meses de trabalho que antecederam o nascimento da IT-EX nos permitiram compreender melhor como as feiras internacionais não são apenas eventos e vendas de espaços para promover atividades, mas são momentos muito mais complexos e articulados, cruciais para o crescimento de nosso país e o desenvolvimento do made in Italy”, apontou Intiglietta.
O mercado de feiras italiano registra anualmente cerca de 7,7 milhões de visitantes, dos quais 13% são estrangeiros, 86 mil expositores, com 27% sendo estrangeiros, e um faturamento total do setor de 1,1 bilhão de euros, gerando um impacto estimado de 23,2 bilhões no território.
Das 300 feiras realizadas anualmente no país, apenas 95 se destacam por sua forte internacionalização, evidenciando a necessidade de estratégias específicas e focadas no apoio às exportações para permitir que as empresas italianas dominem os mercados estrangeiros, cresçam e inovem por meio da participação em eventos cada vez mais internacionais.