Organizadores e centros de eventos trabalham com perspectivas de bloqueio até o Natal na Nova Zelândia

Anúncio

Com a ida da Nova Zelândia para nível 2 de restrições contra a COVID-19 (exceto Auckland), alguns eventos, locais e empresas de entretenimento estão se preparando para trabalhar com bloqueios até o Natal.

O nível 2 restringe os encontros a 100 pessoas em locais abertos e 50 em ambientes fechados. Isso pode reduzir pela metade o número de eventos que estavam programados para serem realizados.

Caroline Harvie-Teare, presidente-executiva da Venues Ōtautahi, que administra a Câmara Municipal de Christchurch, a Christchurch Arena e o Orangetheory Stadium, disse que não espera que suas instalações funcionem em plena capacidade nos quase quatro meses.

“Essa é uma suposição conservadora, mas é por isso que estamos desenvolvendo nossa estratégia de recuperação”, disse ela.

Anúncio

“Se o nível 2 durar até o Natal, isso significa que cerca de metade dos 103 eventos programados nas instalações nos próximos quatro meses serão cancelados”, completou.

Especialistas em saúde pública disseram que é impossível dizer quanto tempo o nível 2, que entrou em vigor em 7 de setembro, irá durar. Eles também pediram controles mais rígidos no nível 2 em decorrência da variante Delta.

A gerente geral da Associação de Locais de Entretenimento da Nova Zelândia, Sally-Anne Coates, disse que muitas empresas estão planejando um período prolongado no nível 2.

“As pessoas estão planejando o pior e esperando o melhor. Eles têm que ser realistas. As pessoas estão sendo muito cautelosas”, afirmou.

A associação apresentou uma proposta ao Ministério da Saúde solicitando que os grandes locais tenham um limite de porcentagem de capacidade abaixo do nível 2, ao invés do limite existente de 50 pessoas, permitindo-lhes ainda operar.

O co-proprietário da Spark Arena, Stuart Clumpas, também apoiou a ideia de limites de maior capacidade para grandes locais.

Ele disse que a Spark Arena pode hospedar com segurança cerca de 2.000 pessoas para eventos e aplicar facilmente qualquer máscara, distanciamento social ou mandatos de vacina.

O co-fundador e diretor do Rhythm and Vines Music Festival, Hamish Pinkham, ainda não desistiu de realizar seu festival durante três dias no final de dezembro – e que teria que fazer uma chamada sobre o futuro do evento até o final de outubro.

Ele espera que o nível 2 permaneça m vigor por cerca de dois meses. “Só faremos o festival quando estivermos de volta ao nível 1. É difícil dizer se o nível 2 vai durar até o ano novo. Só temos que levar cada dia à medida que chega. É difícil prever”, completou.

Em relação aos eventos de negócios, a New Zealand Agricultural Show – anteriormente Canterbury A&P Show – também espera uma volta para o nível 1 para que possa realizar a feira – 10 a 12 de novembro.

O presidente da Associação de Promotores da Nova Zelândia, Brent Eccles, disse esperar que o país possa desfrutar de um verão de eventos.

“Esperamos ter um verão no nível 1, para que possamos aproveitar este período que é um momento muito movimentado para eventos”, finalizou.

Saiba mais sobre o nível 2 da Nova Zelândia em https://covid19.govt.nz/alert-levels-and-updates/alert-level-2/