Os 10 maiores desafios para Gestores de Comunicação – 1 ano de Pandemia

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Nestas últimas semanas alguns estudos sobre o Impacto da pandemia no último ano foram publicados, especialmente nos comportamentos das pessoas, de situações econômicas e também de alguns mercados.

Apoiei um cliente da Abrindo o Olhar a fazer uma avaliação das Rotinas de Gestão durante este período e acabei refletindo muito sobre diversos aspectos durante o desenvolvimento do projeto.

Nesta toada, cheguei a 10 grandes desafios que enfrentamos até agora como Comunicação, e resolvi compartilhar essa reflexão pessoal por aqui. Naturalmente cada um deles se desdobra em muitos outros, mas estou usando como um check-list macro para fazer uma avaliação deste último ano, e quem sabe ser um bom ponto de partida sobre como evoluir nestes aspectos e outros que surgirão daqui em diante.

  1. Comunicação Interna – o desafio de alocar as equipes em home office e gerar mecanismos e rotinas de comunicação com todos , a exemplo da empresa que criou um canal de TV para poder conversar com 40.000 funcionários remota e simultaneamente com agilidade (escrevi sobre isso há algum tempo no site da AOO)
  2. Gestão remota – com a extensão da Pandemia, adequar-se a gestão à distância, entendendo melhor conceitos de autonomia , automotivação e perfis profissionais que tem mais condição de andar com seu trabalho sem supervisão 100% do tempo.
  3. Perfis de Gestão – Gestores aprendendo a não ter todas as pessoas embaixo das asas. Abandonar o “Altar” e trocar pela “Torre de Comando” certamente não foi um exercício fácil para muitas lideranças.
  4. Tecnologias adicionais para a gestão de pessoas, clientes e projetos – redução da resistência a plataformas e softwares de gestão de projetos – mais dados e menos “achismos”, mesmo que pautados na experiência profissional
  5. Migração da atenção das pessoas em massa para o universo online (aceleração digital) – portanto, revisar estratégias de relacionamento, engajamento e captação de clientes – marketing digital, redirecionamento das ferramentas como site, redes sociais, mídia on line – adição de whatsapp , chatbots e outras ferramentas de contato, buscando humanizar as relações
  6. Modelo de Negócios – para quem atua em serviços da comunicação, muitos modelos foram renovados ou completamente reconstruídos, a exemplo de Eventos, ou Trade Marketing, mesmo que por razões diferentes.
  7. Entendimento das novas situações, além dos sentimentos, valores e escolhas dos clientes e consumidores num novo cenário de convivência social e de consumo
  8. Principais características que tivemos que lidar como profissionais: rapidez, resiliência e recuperação (resumindo diversas variações)
  9. Atuar com o posicionamento das marcas – Pesquisa da Hibou /Março 2021– 55% dos consumidores entrevistados reconhecem marcas que seguiram contribuindo com a Sociedade durante a Pandemia . As mais citadas: Ambev, Magalu, Itaú, Natura – e 66% deles preferiram as marcas que estavam ajudando a sociedade quando possível nas suas escolhas.
  10. Curadoria – para mim o mais desafiador – o que ver, ler , estudar e quais lives assistir para aprimorar nosso trabalho e desenvolvimento nesse cenário, desde gestores, marketing, negócios mas especialmente para as funções reconhecidas como mais “criativas” do nosso setor: designers, redatores, direção de arte, produtores, etc.

Ufa! Tem mais coisas para adicionar nesta lista?  Divide com a gente.

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