A Euroshop permite que tenhamos contato com milhares de produtos e serviços de todo o mundo. Ela posicionou-se como um grande hub de tendências, inspirando e oferecendo respostas concretas para o mercado de varejo. Após esses três primeiros dias de feira, podemos afirmar que o futuro do varejo significa mudanças. Mudanças disruptivas e feitas a uma velocidade jamais vista.
E de onde estão vindo essas mudanças? Elas vem não somente de grandes corporações mas, sobretudo, de startups e companhias de pequeno porte, capitalizadas por investidores de todo o mundo que perceberam de onde viriam essas mudanças.
Vale ressaltar que muitas dessas pequenas empresas e startups sequer existiam quando a última edição da Euroshop ocorreu, em 2017. Como pontos de destaque que iremos abordar e que estão sendo apresentados nesta edição, temos:
Tecnologia
Como destaque, as soluções disruptivas estão presentes nos meios de pagamento baseados em moedas digitais. A rapidez e a segurança dos meios digitais estão mudando a preferência dos consumidores, que encantam-se com a possibilidade de um mundo sem filas nos caixas, com atendimento rápido, seguro e conveniente. Soluções como QRCode, criptomoedas e blockchain, contando com smartphones e relógios digitais como plataformas digitais .
Para o lojista, o volume de dados gerados nas transações permite melhor gestão, redução de despesas e informações que permitam a ele realizar estratégias de marketing preditivo.
Iluminação
Os holofotes da feira estão apontados para os sistemas de iluminação baseados em leds – light-emitting diode ou diodo emissor de luz. Eles passaram por uma transformação tecnológica inédita e tornaram as lâmpadas incandescentes e fluorescentes artigos de museu.
A tecnologia permitiu que o led saísse de seu uso clássico para iluminação e passasse a oferecer inúmeras abordagens inovadoras. Esse reposicionamento fez com que as soluções de iluminação se transformassem em soluções de iluminação inteligentes, apoiando os varejistas na transformação de seus estabelecimentos de simples pontos de venda para pontos de experiência de consumo únicos e inovadores. Ela está provando ser um meio de comunicação extraordinariamente versátil, sutil e ao mesmo tempo eficaz em um varejo cada vez mais digitalizado.
Como se não bastassem esses atributos, as instalações em leds proporcionam uma economia significativa no consumo de energia sem exigir grandes mudanças de infraestrutura de iluminação das lojas. Esse fato traz um impacto positivo nos custos de operação.
Estas são os primeiros destaques da feira. No próximo artigo, iremos abordar novos assuntos bastante interessantes vistos na feira.
Fonte: Artigo de Uirá Watanabe Falseti e Alexandre Quintella