A Turespaña encomendou à estatal Ineco o projecto de remodelação e ampliação do Palácio Municipal de Congressos de Madrid, localizado no Paseo de la Castellana.
A empresa terá um prazo de 10 meses, a partir da assinatura, para apresentar a proposta básica de construção e aproveitamento das obras, que será licitada posteriormente.
Inaugurado em 1970, o Palacio de Congresos encontra-se encerrado desde dezembro de 2012, quando um relatório técnico concluiu que ele não cumpria as normas vigentes de segurança.
A assinatura desta colaboração representa um avanço na recuperação de um edifício emblemático da capital que oferece um grande potencial para melhorar a competitividade da Espanha no segmento do turismo de reuniões, incentivos, conferências e feiras (MICE , na sua sigla em inglês) pela sua excelente localização e pela sua área de quase 40.000 metros quadrados.
A Ineco receberá da Turespaña um montante máximo de 627.199,82 euros por este trabalho de consultoria e elaboração do projeto básico. O projeto deve incluir uma análise do estado de conservação do mural de Miró por um profissional especializado, visto que se trata de um elemento único protegido pelo Plano Geral de Urbanismo de Madrid.
Além disso, esta entidade fiscalizará todas as obras, podendo propor modificações em tudo o que julgar conveniente e que não represente desequilíbrio econômico.