O Panama Convention Center (PCC), no Panamá, começou a substituir os plásticos descartáveis por embalagens biodegradáveis e as garrafas plásticas por Tetra Pak, cujo material é feito de cana-de-açúcar.
Assim, este equipamento que é um player chave na indústria de eventos e convenções do país reconhece a importância de assumir responsabilidades na adoção de práticas mais ecológicas e sustentáveis.
“A proibição de garrafas plásticas é um passo crucial para reduzir nossa pegada de carbono e minimizar o impacto negativo no meio ambiente”, disse Rodolfo Del Valle, Diretor Geral do PCC.
A venue tem feito progressos notáveis na área de sustentabilidade adotando oficialmente as embalagens cartonadas Tetra Pak para água, eliminando completamente o uso de garrafas plásticas e reduzindo significativamente o consumo de plástico descartável.
As embalagens de papelão Tetra Pak são 100% recicláveis e sua utilização contribui significativamente para a preservação do meio ambiente, evitando a contaminação de mares e rios com plásticos descartáveis.
Além de reduzir a quantidade de resíduos gerados no Centro de Convenções, a adoção deste novo sistema também diminui a emissão de gases de efeito estufa associados à sua produção e transporte.
Esta iniciativa está alinhada com o seu compromisso de contribuir ativamente para o combate às alterações climáticas e promover práticas responsáveis na indústria dos eventos.
“Convidamos todos os eventos realizados nas nossas instalações a juntarem-se a nós neste esforço coletivo para proteger o nosso planeta e preservá-lo para as gerações futuras”, apontou.
Por outro lado, no âmbito da aposta na eficiência energética e na redução da carga térmica, foi instalado cerca de 5.000 metros de insulfilm na fachada do edifício. Esta medida não só melhora a eficiência energética ao reduzir a entrada de calor, como também aumenta a proteção do edifício contra a radiação solar, reforçando a sua resistência e durabilidade.
Ainda reforçando o seu compromisso de se manter na vanguarda na gestão integral de resíduos sólidos, o PCC dispõe de áreas devidamente equipadas para a recolha, classificação e eliminação de resíduos gerados em eventos como material de montagem, decoração e/ou alimentação.
Nesse sentido, durante o primeiro semestre do ano, foram reciclados um total de 9.657 quilos de resíduos. Além dessas iniciativas, o PCC implementou uma série de medidas adicionais para reduzir sua pegada de carbono:
– Instalação de 6 carregadores para veículos elétricos para incentivar a adoção de uma mobilidade sustentável e a transição para energias mais limpas.
– Gestão eficiente da água, captando, tratando e distribuindo água potável e residual que é reaproveitada em vasos sanitários e sistemas de irrigação em áreas verdes.
– Otimização do consumo de energia elétrica por meio do uso de LED com sensores de movimento e aproveitamento máximo da luz natural, promovendo assim uma operação mais sustentável e eficiente.
Fonte: ECO TV Panamá