Falta pouco para a Exposol 2023, programada para acontecer de 28 de abril a 01 de maio no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, em Soledade (RS).
Para que tudo esteja pronto no Parque de Eventos, as equipes aceleraram os trabalhos e diversas frentes de serviço estão em andamento.
A organização dos estandes nos pavilhões 5 e 6, que abrigarão Agricultura Familiar, Artesanato, Floricultura e Produtos In Natura, já foi concluída.
No pavilhão 3, da Feira Internacional de Joias e Pedras Preciosas, a montagem está sendo finalizada, e em seguida será realizada a do pavilhão 1, da Feira da Indústria, Comércio e Serviços.
Além disso, o Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz está passando por diversas melhorias para receber de maneira qualificada os expositores e visitantes da feira.
O local possui cerca de 215 mil m² de área e é considerado um dos melhores do interior do estado do RS.
Dentre as melhorias, destacam-se a ampliação da área de máquinas e implementos agrícolas e o novo setor de inovação e sustentabilidade, chafariz no lago, centro de imprensa.
A arena de shows, bem como a renovação dos banheiros do pavilhão 3, são outros destaques, que inclui ainda e o incremento das áreas de estacionamento.
Além disso, haverá um novo local para os visitantes estacionarem, com mais de 20 mil m², resultado da aquisição de uma área de terra ao lado do parque pela Prefeitura de Soledade.
De acordo com o Gestor Geral da Aprosol, Orlando Sebastião Klein, a organização sempre busca aprimorar para ter uma infraestrutura condizente com o evento.
“A cada ano necessitamos implementar melhorias para que sempre tenhamos uma estrutura mais qualificada e que atenda aos anseios dos expositores e visitantes”, afirma.
A edição de 2022 da Exposol gerou um volume de negócios de aproximadamente R$ 50 milhões e recebeu cerca de 150 mil visitantes.
Para 2023, as expectativas são ainda mais altas. A feira deverá atrair cerca de 170 mil visitantes, mais de 460 expositores, 50 investidores, 40 mil compradores e 400 estudantes e pesquisadores.
A feira atrai compradores e visitantes de diversos estados do Brasil, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Goiás, e de outros países.
A Exposol é composta por diversos eventos, como:
– Feira Internacional de Joias e Pedras Preciosas;
– Feira da Indústria, Comércio e Serviços;
– Feira de Agronegócios, Máquinas e Implementos;
– Feira de Inovação e Sustentabilidade;
– Feira de Ovinos, Pecuária de Corte, Leite e Remate de Bovinos;
– Feira da Agroindústria Familiar, Artesanato e Floricultura;
– Salão do Automóvel, Praça de Alimentação e Espaços Alternativos.
Além da visitação nas feiras integrantes da Exposol, contempla ainda a programação do evento o segundo concurso de assadores de churrasco, palestras técnicas, encontro estadual de soberanas, shows nacionais e diversas atividades culturais.
Além disso, os visitantes poderão conhecer o Museu das Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo durante todos os dias da feira.
Nos shows, destaca-se a apresentação gospel de Anderson Freire na sexta-feira, 28/04, seguida pela Noite das Patroas com as cantoras Glê Duran, Bibiana Balocel e DJ Karine Larre.
No sábado, 29/04, o evento contará com o show nacional de Eduardo Costa.
Além disso, o show instrumental de Thomas Machado acontecerá no dia 28/04, às 9h, no circuito de gaitas e talentos.
O show antecede a abertura oficial da Exposol 2023, prevista para as 10h, entre outras atividades da Lei de Incentivo à Cultura.