A Inovação vai dominar a EXPOMAFE 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, de 7 a 11 de maio, no São Paulo Expo. O tema se fará presente numa série de atrações e na programação técnica oferecida aos visitantes.
Parte deste conteúdo poderá ser conferido pelos visitantes no Parque de Ideias, espaço onde o conhecimento é o maior objetivo. A proposta do Parque de Ideias é aproximar ainda mais as universidades e o setor produtivo, fator considerado preponderante para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social dos países industrializados.
Esta edição vai reunir algumas das maiores instituições de ensino do Brasil – FEI, ITA, FAAP, USP, UNIP, FACENS, CEFET e Instituto Mauá de Tecnologia entre elas – para apresentar seus projetos de inovação e ministrar palestras sobre tecnologia e gestão em manufatura avançada, a Indústria 4.0 no cenário internacional, os desafios do meio acadêmico na preparação dos novos profissionais, modernos mecanismos de cooperação entre indústrias e universidades, robótica, inteligência artificial e muitos outros.
Participam também da programação do Parque de Ideias entidades como Abrasolda (Associação Brasileira de Soldadores), AMT (que representa os fabricantes norte-americanos de tecnologia voltada para manufatura) e representantes de empresas expositoras.
Todas as palestras são gratuitas para visitantes e expositores da EXPOMAFE 2019 e acontecem num palco aberto, integrado à área de exposição. Confira a programação completa aqui.
Escola Móvel
Também marca presença na EXPOMAFE 2019 a Escola Móvel de Indústria 4.0 do SENAI – São Paulo, uma inovadora estratégia de ensino totalmente voltada à Indústria 4.0. A unidade volante percorre todo o Estado de São Paulo e capacita pessoas em cidades onde não há escolas físicas do Senai-SP.
Seus recursos integram as mais importantes tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, tais como a Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Técnicas de Manufatura Aditiva: Prototipagem e Impressão 3D, Robótica Avançada, Sensoriamento, Análise de dados, Internet das Coisas e Computação em nuvem.