Entre 23 e 26 de novembro, 14 empresas nacionais realizaram contatos comerciais com 232 compradores e formadores de opinião da Coreia do Sul, nas reuniões de negócios e sessões de cupping realizadas no estande brasileiro dentro da Cafe Show Seoul 2022.
A Cafe Show Seoul 2022, a maior feira de cafés daquele país, teve 672 expositores, 3.533 marcas de 35 países e 160 mil visitantes, de 80 nações, e foi realizada na capital sul-coreana.
A iniciativa, que integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceria por Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), pode render US$ 29,1 milhões em negócios, com US$ 9 milhões já fechados no evento e a possibilidade para a concretização de outros US$ 20,1 milhões nos próximos 12 meses.
“O mercado coreano esta ‘in love’ com os cafés especiais, nunca vi uma feira igual nesse sentido”, destaca o presidente da BSCA, Henrique Cambraia.
“Há um aglomerado de pequenos torrefadores que estão entrando no mercado e, como o mercado é muito competitivo, qualidade e história dos cafés especiais são os grandes diferenciais. Nesse quesito, o Brasil está muito bem-preparado e representado”, completa.
Não à toa, os resultados totais alcançados na feira deste ano representam um crescimento de 190% na comparação com os números obtidos com a participação na Cafe Show Seoul 2019, quando os empresários nacionais concretizaram um total de negócios da ordem de US$ 10,04 milhões, em contato com 200 clientes sul-coreanos.
A participação brasileira se deu em um estande estruturado na feira, que contou com duas bancadas expositivas de participantes do projeto, um brew bar e espaço onde foram realizadas 10 sessões de cupping dos cafés especiais.
A embaixadora do Brasil em Seul, Márcia Donner Abreu, também marcou presença no espaço durante o evento.