A edição primavera-verão da Expo Riva Schuh, em Riva del Garda, na Itália, terminou com a comercialização de 959,1 mil pares, que geraram mais de US$ 11,4 milhões para as 69 marcas presentes na feira, que ocorreu entre 17 e 20 de junho.
Somando as expectativas em negócios que ficaram alinhavados na feira, o número salta para 2,5 milhões de pares e US$ 32,5 milhões.
A participação do Brasil foi promovida pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a ApexBrasil.
Nesta edição, o Brasil teve uma participação recorde na feira italiana que abre o calendário de feiras do segundo semestre no exterior.
A analista de Relacionamento da Abicalçados, Aline Maldaner, destaca que 45 empresas verde-amarelas apresentaram suas novas coleções ao longo dos quatro dias de feira.
“Essa foi a maior participação do Brazilian Footwear. Trouxemos 69 marcas e tivemos a presença do estande coletivo de Três Coroas, o Três Coroas Shoes”, aponta Maldaner.
“Assim, toda a diversidade de produtos, polos e segmentos da indústria calçadista brasileira estiveram representados na ação que recebeu compradores de muitos países, principalmente do continente europeu”, completa.
No primeiro dia da mostra, o Brazilian Footwear promoveu um encontro especial com compradores internacionais, além da imprensa, para divulgar o Origem Sustentável e todo o trabalho realizado que faz do Brasil uma referência quando o assunto é sustentabilidade.
A iniciativa ocorreu no estande institucional do Programa, onde cases de nove empresas certificadas presentes na feira estavam sendo expostos.
O Origem Sustentável é a única certificação ESG e de sustentabilidade para a cadeia calçadista no mundo. Seguindo indicadores internacionais, atesta a sustentabilidade em cinco dimensões nas empresas.
“É um diferencial que o Brasil oferece ao mercado, empresas alinhadas e preocupadas com a sustentabilidade e que chama a atenção. No encontro, mais uma vez podemos perceber isso”, afirma Aline, ao frisar que esta iniciativa foi realizada em parceria com a promotora da feira.
Certificada no nível máximo do Origem Sustentável, o Diamante, a Piccadilly (Igrejinha/RS) foi uma das calçadistas que teve seu case apresentado e retorna ao Brasil com bons negócios.
QUINTA MAIOR DELEGAÇÃO
Nesta edição, o Brasil ficou entre as cinco maiores delegações da feira, que teve 1,3 mil expositores provenientes de 42 países.
A gerente geral da Expo Riva Schuh, Gianpaola Pedretti, classifica essa edição com as palavras comunidade e experiência.
“Tivemos o retorno de países que até então não haviam voltado para a feira, o que resultou em um incremento de 30% em relação à edição de junho de 2022”, afirma.
“Assim, o networking entre todos os agentes voltou e estar presente em um evento que reúne a comunidade calçadista é uma grande experiência”, ressalta Gianpaola.
A feira é composta 50% por empresas que trabalham com private label e 50% com marcas próprias.
“E a indústria calçadista brasileira, além de ser uma das maiores produtoras do mundo, disponibiliza esses dois formatos de negócios ao mercado”, finaliza.
Participaram do evento, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas:
– ADG Export, Awana, Lamara London, GVD International, Usaflex, Carrano, Andacco, Vizzano, Beira Rio, Moleca, Modare Ultraconforto, Molekinha, Molekinho, Actvitta, BR Sport;
– Madeira Brasil, Werner, Pegada, Capelli Rossi, Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Democrata, Piccadilly, Anatomic Shoes, Moema, Archetti, Cartago, Grendha, Copacabana, Azaleia;
– Grendene Kids, Zaxy, Kidy, Suzana Santos, Renata Mello, Azillê, Pampili, Ramarim, Comfortflex, Levecomfort, Leveterapia, Adrun, Cecconello, Alex Senne, Boaonda, Bibi, Itapuã;
– New Face, Diversão, Street, Sollu, Ala, Zatz, Klin, Andine, Cia Perfeita, Eléia, Ipadma, Killana, Lightgel, Stéphanie Classic, Valentina, Variettá;
– Cristófoli, Tabita, Divalesi, Opananken Antitensor, Villione e Sapatoterapia.