Fundada há 36 anos como União Brasileira dos Promotores de Feiras (UBRAFE), em 2020 a entidade passou por uma grande mudança em seu estatuto.
A primeira mudança – e mais visível – foi em seu nome, passando a se chamar União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios, ampliando assim sua área de atuação.
A mudança estatutária da UBRAFE, que já integrava em seu quadro associativo empresas promotoras e organizadoras e transitórias, passou a admitir a associação de entidades setoriais e – sobretudo – passou a representar de forma efetiva os principais Centros de Convenções, Exposições e Eventos no Brasil.
A mudança era necessária como aponta o resultado da recente eleição do novo comando da UBARFE, que terá pela primeira vez em sua presidência do conselho de administração um executivo vindo de uma venue.
Na última quarta-feira (9) Paulo Ventura, diretor superintendente do Expo Center Norte, foi eleito como novo presidente da UBRAFE – tendo Abdala Jamil Abdala (Francal Feiras) como Vice-presidente.
Com grande expertise no setor, Ventura atua no Expo Center Norte desde 2012 e, em dezembro de 2020, passou a ocupar a Vice-presidência da UBRAFE.
O executivo contou ao Portal Radar quais são os seus planos para o biênio 2022/2023
Sua chegada na presidência da entidade representa a continuação de um processo de mudança que a UBRAFE já estava atravessando nos últimos anos?
Nós tínhamos que buscar mudar, e não dá para mudar tudo de uma vez só. Anteriormente a entidade tinha a participação dos pavilhões e centros de convenções, mas eles não eram elegíveis, não tinham direito a voto. Em dois anos você já muda o estatuto e muda para alguém do setor que venha de pavilhão. Sim, isso mostra o desejo de todos por uma grande mudança.
Foi um desejo do grupo de promotores de feiras que a associação não tivesse mais apenas executivos de feiras, que ela englobasse também congressos e eventos de negócios, com a participação dos players deste mercado.
Você assume a presidência com quais desafios pela frente?
O desafio é reestruturar e fazer da UBRAFE uma das entidades mais importantes do “trade de Feiras, Congressos e Eventos no Brasil” e assim ganhar visibilidade no cenário nacional e internacional. Então o meu pensamento é montar um planejamento estratégico da entidade e, aí sim, depois de desenhado, saberemos mais profundamente as necessidades.
Mas então o primeiro objetivo é a construção efetiva de um planejamento para saber quais são os entregáveis desta associação. Qual o seu propósito? Por que eu entro nela? Qual a missão da UBRAFE?
Uma das únicas certezas é que ela precisava mudar….
Precisamos mexer na associação, precisamos fazer com que ela se transforme. E Essa mudança vem de dentro para fora. E a primeira mudança já veio de dentro para fora. Como eu mencionei, o grupo ali presente desejou que o setor fosse ampliado para o setor de pavilhões e centros de convenções. Quem sabe a gente não expanda ainda mais os associados da UBRAFE? Quem sabe não integremos mais a associação e com outras entidades em prol do mesmo objetivo?
Eu não tenho todas as respostas ainda. Mas tudo sairá do planejamento estratégico que será elaborado no próximo mês.
Desde que o Armando Arruda deixou a Presidência-executiva da UBRAFE, em julho de 2020, a associação não teve mais um executivo para comandar o dia a dia. Existe a intenção de contratar um novo executivo?
Isso será uma consequência do que sairá de nosso planejamento estratégico. Se tivermos esta necessidade desenhada, pode estar certo de que faremos.