Pavilhão do Brasil encerra Expo Milão com 5,3 milhões de visitantes

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Durante seis meses a cidade de Milão, na Itália foi palco para a Exposição Universal. O evento que acontece a cada cinco anos em locais diferentes do mundo teve como tema em 2015 “Feeding The World, Energy For Life”, e reuniu 144 países para discutir maneiras de produzir alimentos de forma sustentável.

O Brasil fez parte deste evento com o Pavilhão do Brasil, um dos grandes destaques da Expo Milão que teve inicio no dia 1º de maio e se encerrou dia 31 de outubro.

O Pavilhão brasileiro recebeu 5,3 milhões de visitantes, um quarto do total de pessoas que estiveram na Expo, sendo que 2,7 milhões passaram pela rede suspensa, consagrada como uma das grandes atrações da feira.

O Brasil destacou o tema “Alimentando o Mundo com Soluções”, mostrando assim sua capacidade para ampliar a produção de alimentos e atender as demandas mundiais usando tecnologias avançadas e de forma sustentável.

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Organizado pela Apex-Brasil ( Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos), com a coordenação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o pavilhão teve projeção do Studio Arthur Casas, em parceria com o Atelier Marko Brajovic e Mosae Milano Open Studio.

Em reconhecimento como um dos espaços mais bem sucedidos na categoria Design e Materiais da Edificação, o pavilhão recebeu o prêmio Towards a Sustainable EXPO, em que foram analisados os aspectos relacionados a eficiência energética, análise do ciclo de matérias e proposições de reuso das edificações ao termino do evento.

Durante a Expo Milão, diversas autoridades representantes de 49 países e celebridades passaram pelo pavilhão brasileiro, como as filhas do presidente dos EUA, Malia e Sasha Obama, a Presidenta Dilma Rousseff, entre outros nomes.

Foram realizados 36 eventos em torno do tema, como seminários, cooking shows e ações de degustação, exposições e apresentações culturais.

Para o presidente da Apex-Brasil, David Barioni, a Expo Milão deu a oportunidade de fortalecer a imagem do Brasil no mundo, como um país altamente tecnológico em questão a produção de alimentos e com capacidade de suprir as novas demandas mundiais. As empresas brasileiras deverão atrair novos investimentos e negócios. “Já somos o segundo maior fornecedor mundial de alimentos e produtos agrícolas, de acordo com a FAO, e podemos oferecer muito mais em termos de soluções nesse segmento”, concluiu.

O Brasil foi destaque na imprensa internacional, citado várias vezes como um dos melhores pavilhões da Expo Milão em parte das mais de 830 matérias publicadas. Jornalistas de diversas partes do mundo passaram pelo local, foram 1.121 que conheceram de perto as instalações, qualidade e tecnologia na produção agropecuária e na gastronomia do Brasil. Além de vivenciar a experiência de caminhar pela rede, uma forma lúdica e divertida de representar a integração dos diversos atores responsáveis pelo protagonismo brasileiro na produção de alimentos.

O Pavilhão contou com a Galeria Verde, local com diversas plantas para mostrar como a tecnologia foi utilizada para adaptar as espécies em diferentes biomas. Entre as culturas expostas estavam o girassol, café, cana de açúcar, feijão, abacaxi, morango, entre outras.

A partir desta primeira semana de novembro, a estrutura será desmontada e os bens integrantes do Pavilhão, leiloados. A próxima edição da Exposição Universal será realizada em Dubai, em 2020, com o tema “Connecting Minds, Creating the Future” (Conectando Mentes, Criando o Futuro).

 

Fonte: Apex-Brasil