O segmento de alimentos certificados Halal terá uma representação de peso na Anuga Select Brazil 2024, organizada pela Koelnmesse Brasil.
A ação acontece em parceria com a Fambras Halal Certificação, primeira certificadora Halal do país, que atua como um Organismo de Certificação para produtos na América Latina.
A Fambras terá um espaço especialmente preparado para mostrar ao público o conceito Halal, com produtos, serviços, palestras e oportunidades para networking.
O Halal Zone será um pavilhão aberto aos visitantes nos dias da Anuga Brazil, de 9 a 11 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
De acordo com a Fambras Halal, o visitante encontrará produtos e serviços com a certificação Halal, com acesso a materiais e amostras, e terá à disposição uma equipe de especialistas que compartilharão informações sobre o conceito Halal e o processo de certificação.
“Estamos preparando tudo com muito empenho para oferecer informação de altíssima qualidade sobre o Halal”, afirma Ali Zoghbi, vice-presidente da Fambras Halal.
A palavra Halal no idioma árabe significa “permitido”, “autorizado”, “lícito”, ou seja, está de acordo com as regras estabelecidas pela lei islâmica (Shariah) que rege os costumes e a vida diária dos muçulmanos.
A Certificação Halal consiste em um processo pelo qual uma agência controlada pelo governo e/ou uma organização islâmica reconhecida certifica a aptidão da indústria em praticar os procedimentos Halal, produzir, armazenar e comercializar produtos destinados aos consumidores muçulmanos.
Com base no Relatório do Estado da Economia Islâmica Global 2023/24, movimentou, em 2022, cerca de R$ 11,1 trilhões nos segmentos de alimentação, fármacos, cosméticos, moda, entretenimento e turismo.
Segundo Zoghbi, Halal está diretamente relacionado à segurança, saúde, bem-estar animal e preservação dos recursos naturais, “tudo o que o consumo consciente preconiza”.
O Brasil é o maior exportador mundial de proteína de aves e bovinos Halal. Cerca de 30% das exportações de proteínas do país são destinadas a nações muçulmanas, com certificação Halal.
Programação de palestras
Nos dias 9, 10 e 11 de abril, a Fambras Halal vai oferecer as seguintes palestras:
Brasil é líder mundial no mercado Halal de alimentos e bebidas.
Dia 9, às 15h, com os tópicos: “Os fundamentos islâmicos e o Halal”; “A história do Halal no Brasil”; “O mercado Halal Mundial”; “A população muçulmana no Mundo”; “O ESG e o HALAL”.
O mercado e a confiança do Halal.
Dia 10, às 15h, com os tópicos: “A Certificação Halal – aspectos técnicos e religiosos”;
“HALAL Assurance System (HAS)”; “O selo de garantia Halal agregando pontos positivos à imagem dos produtos e serviços” EcoHalal / SysHalal”.
O consumidor muçulmano (oferecida pela International Halal Academy).
Dia 11, às 15h, com os tópicos: “Foco na exportação de produtos brasileiros”; “O consumidor está em diversas partes do mundo”, “Perfil do consumidor muçulmano (no Brasil e no Mundo)”; “Modelo de Compra”.
Serviço:
Data: 9 a 11 de abril de 2024
Horário: 10h às 19h
Local: Distrito Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP