A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) marca sua presença na edição da Paving Expo 2023 – maior evento da área de infraestrutura viária do Brasil.
O evento acontece entre 24 e 26 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo, e tem como objetivo impulsionar negócios em infraestrutura por meio do conhecimento da pavimentação.
A feira contará com cerca de 110 marcas, 90 expositores, e previsão de mais de sete mil visitantes ao longo dos três dias.
Na ocasião, além de uma feira de negócios e o congresso, a programação ainda conta com palestras, mesas redondas, eventos especiais distribuídos em cinco auditórios.
Como parte representante da indústria cimenteira, a ABCP, juntamente com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC) promovem um painel com o tema “Pavimento urbano de concreto – PUC: sustentabilidade, durabilidade e eficiência”.
O seminário, que será realizado no auditório 1 no primeiro dia do evento (24) entre 15h e 18h, contará com a participação de:
– Valter Frigieri, diretor de planejamento e mercado da ABCP;
– Wagner Lopes, presidente da ABESC, além de outros especialistas e renomados profissionais do setor.
O painel vai abordar como construir pavimentos urbanos mais resistentes, duráveis e sustentáveis, aplicações especiais para vias urbanas e ainda vai apresentar estudos de casos e exemplos de sucesso para construir cidades mais resistentes e eficientes em todo o Brasil.
Para Paulo Camillo Penna, presidente da ABCP, a Paving Expo tem o objetivo de fomentar discussões relevantes sobre a importância do desenvolvimento da infraestrutura brasileira, por meio de melhores técnicas de pavimentação.
“A ABCP, por sua vez, tem total sinergia com a proposta, uma vez que aposta no Pavimento de Concreto, mais conhecido como ‘pavimento verde’ por conta das suas características de sustentabilidade e que promove maior durabilidade e traz melhorias a qualidade de vida dos brasileiros”, afirma.
Wagner Lopes ressalta que as associações seguem empenhadas na missão de proporcionar um salto para a infraestrutura das cidades brasileiras, com a introdução do Pavimento Urbano de Concreto (PUC).
“Com foco nas vias urbanas, a tecnologia se demonstra competitiva quando comparada ao custo inicial de outros sistemas” completa Lopes.
Por conta da durabilidade do concreto, se avaliado todo o ciclo de vida do pavimento, a vantagem econômica é ainda mais ampla.
“Vale destacar também a praticidade de execução, a diminuição do consumo de energia na produção dos materiais e a redução significativa de eletricidade para a iluminação das vias”, ressalta Lopes.
“A Paving Expo é um fórum privilegiado de debate técnico e, portanto, excelente oportunidade para avançarmos no tema”, conclui o executivo.
Para participar, os interessados devem realizar o credenciamento e inscrição por meio do site https://paving.com.br/